TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogo Lúdico Game Ambiente

Por:   •  29/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

        O desenvolvimento do setor industrial, apresentou benefícios para a população e para o desenvolvimento econômico mundial, porém também gerou problemas a saúde pública. Os resíduos gerados pelas industrias causam poluição ao meio ambiente, ao longo dos anos essa poluição aumentou a cada dia.

        A biodiversidade do planeta se tornou uma preocupação importante a todos, além de lei de preservação ao meio ambiente, a escola se tornou uma forma de conscientizar os futuros cidadãos para que venham de modo responsável na sociedade em que estão inseridos.

        Na lei nº9.795/99 institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), uma forma de reforçar e qualificar o direito de todos à Educação Ambiental, introduzindo-a nas aulas de Química com abordagem a socioambiental.

        Essa união possibilita ao professor demostrar a ligação dos conteúdos químicos aos temas ambientais, e aos alunos observar as transformações que ocorrem no ambiente, melhorando assim a compreensão dos conteúdos.

        Surgem novas alternativas para que os educadores possam administrar o conteúdo em sala de aula, provocando interações entre os estudantes e promovendo o aprendizado através da ludicidade. Entre outros recursos, os jogos lúdicos permitem ao professor o papel de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem, e despertando o interesse do aluno, desenvolvendo e enriquecendo sua personalidade.

        Neste presente trabalho, apresentamos a proposta do ambiente game humano, um jogo lúdico sobre meio ambiente, com o objetivo de introduzir ou discutir conceitos sobre a poluição atual, como diminuir os impactos ao planeta.

         

JUSTIFICATIVA

A preocupação com o meio ambiente por parte da sociedade e da mídia ainda não são significativas, à vários projetos com a intenção de mudar essa perspectiva e conscientizar as crianças desde a infância, para que eles já cresçam ajudando a tornar um planeta saudável. Porém quando os alunos vão crescendo esse entendimento vai se dispersando já que a os projetos com essa finalidade são bastantes comuns na durante o ensino fundamental.

        Ambiente game humano, criado na expectativa de que os alunos no ensino médio percebam o quanto a poluição ambiental pode ocasionar problemas tanto para a nossa saúde como para o meio ambiente. E isso é um efeito negativo que pode ou não ser revertido, com o passar do tempo.

OBJETIVO

  1. OBJETIVO GERAL

Elaborar um jogo utilizando-se do ludico como recurso didático para o aprimoramento do conceito da química ambiental aos alunos do ensino médio.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar o conceito e objetivo da química ambiental.

Trazer exemplos do cotidiano para que eles possam assimilar o conteúdo.

Elaborar um jogo lúdico ambiente game humano.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

AULAS DE QUÍMICA AMBIENTAL NAS ESCOLAS

A Lei nº 9.795/99, foi aprovada e estabelece a Política Nacional de Educação  Ambiental  (PNEA) em todos os níveis de ensino como um componente essencial e permanente da educação nacional (BRASIL, Lei nº 9.795/99).

METOLOGIA

A química ambiental é o estudo dos efeitos do homem no ambiente, este é formado por 5 esferas: hidrosfera, a atmosfera, a geosfera, a biosfera, antroposfera (MANAHAN, 2013). O desenvolvimento do setor industrial ao longo dos anos trouxe consigo a poluição, na qual afeta todos os seres vivos e o meio ambiente, no qual ser humano é o único responsável pela sua conservação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (796.4 Kb)   docx (739.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com