TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DE BRINQUEDOS E JOGOS NO AMBIENTE ESCOLAR

Pesquisas Acadêmicas: IMPORTÂNCIA DE BRINQUEDOS E JOGOS NO AMBIENTE ESCOLAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.027 Palavras (37 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 37

RESUMO

A realização do presente trabalho tem por objetivo resgatar o histórico da ação lúdica, delinear sua gênese e compreender sua importância e as mudanças que ocorreram ao longo do tempo, bem como interligar uma reflexão do cenário da Educação Infantil atual. Nesse sentido, acredita-se ser possível subsidiar a ampliação e o aprofundamento da discussão através de um percurso teórico que investigará a utilização dos jogos brinquedos e brincadeiras na educação infantil assim como a influência por eles exercida ao longo do processo de ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Educação. Brincar. Brinquedo. Brincadeira. Desenvolvimento Infantil.

ABSTRACT

The completion of this work aims to retrieve the history of playful action, outlining its genesis and understand its importance and the changes that have occurred over time and to link a reflection of the current scenario of Early Childhood Education. In this sense, it is believed to be possible to subsidize the expansion and deepening of the discussion through a theoretical course will investigate the use of toys and games play in early childhood education as well as the influence they exerted over the teaching learning process.

Keywords: Education. Mock up. Toy. Joke. Child Development.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. CAPITULO – A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO AMBIENTE ESCOLAR

1.1 O brincar em Piaget, Vigotsky e Bruner.............................................................

1.2 Por que é tão importante brincar.......................................................................

2. CAPITULO 2- OS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

2.1 Os Jogos Lúdicos................................................................................................

2.2 O Brinquedo........................................................................................................

2.3 O que é brincar...................................................................................................

3. CAPÍTULO III – A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS E DO CONTEXTO SÓCIO CULTURAL

3.1 O desenvolvimento da Linguagem.....................................................................

3.2 O desenvolvimento afetivo.................................................................................

3.3 O desenvolvimento moral...................................................................................

3.4 A importância dos jogos em grupo.....................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

O surgimento do sistema capitalista fez com que o brinquedo se tornasse além de uma fonte de entretenimento, um produto para ser consumido, ou seja, o brinquedo passou a ser considerado um bem material. A industrialização fez com que a produção do brinquedo ocorresse em linhas de produção e não de forma artesanal como até então, no intuito de atender o maior número de pessoas possível, desaparecendo, principalmente a partir da especialização dos brinquedos no século XVIII, que com o desenvolvimento do capitalismo, teve sua comercialização voltada para o lucro, afastando-se de sua imagem.

Quanto mais avança o processo de industrialização, mais o brinquedo foge do controle familiar, tornando-se estranho para as crianças e também para os pais.

Sendo a racionalização uma tendência crescente principalmente para as sociedades ocidentais, as características do jogo e da brincadeira mudaram radicalmente, tornando-se um objeto voltado para um público alvo específico e cuja finalidade encerra-se em si mesmo.

As reestruturações educacionais que surgiram em decorrência da intensificação dos movimentos sociais marcaram o século XX, fortalecendo-se através de uma nova ordem política brasileira que contempla a educação de formação com um olhar mais preciso e inclusivo. São fortalecidas também as críticas relacionadas ás práticas eficientes e corretas relacionadas ao educar, bem como os questionamentos quanto à forma de prestar atendimento principalmente nas creches que se popularizam aumentando assim a demanda.

As creches que foram criadas basicamente para atender exclusivamente as mães operárias, e em caráter cuidador, passam por grandes reformas em sua ótica e estrutura física, passando de uma composição de funcionários observadores e preventivos com caráter informal, para exigir a presença de profissionais com formação específica e experiência comprovada para o desenvolvimento de uma educação sistematizada.

Neste contexto educacional surgem teorias que buscam avaliar e discutir este novo conceito de atendimento, tendo em vista as constantes transformações nos sistemas de ensino no intuito de assegurar uma nova categorização das creches, cujo princípio fundamental consiste na promoção de um desenvolvimento direcionado e institucionalizado associado ao cuidado, levando a um debate sobre os rumos da educação infantil, fundamental para a construção de políticas de formação, financiamento e gestão, indispensáveis para a transformação da estrutura educacional no intuito de assegurar condições de acesso, participação e aprendizagem dos alunos indistintamente, tornando a creche/escola um espaço que reconhece e valoriza níveis, diferenças e ações direcionadas.

Sendo assim, estabelecer uma grade curricular para a creche constitui um novo paradigma dentro da educação, pois o momento lúdico redefine o brinquedo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.2 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com