TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OS JOGOS LÚDICOS NO AMBIENTE DE INTERAÇÃO E EDUCAÇÃO

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.574 Palavras (15 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 15

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OS JOGOS LÚDICOS NO AMBIENTE DE INTERAÇÃO E EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]

                       

RESUMO[pic 3]

O objetivo desse estudo é procurar integrar o conceito do lúdico nas atividades escolares com a finalidade de causar momentos de prazer e interação nos alunos envolvidos. O jogo é como fenômeno cultural e não biológico e com ele podemos estudar uma nova perspectiva da educação com o sentido de ampliar os horizontes de quem está inserido nessa educação. E importante lembrar que as atividades lúdicas necessitam ser observados com cautela para não provocar efeito contrário nos alunos. Com isso, é preciso por em prática atividades com jogos lúdicos voltados para o enriquecimento do aluno para ocasionar rendimentos sustentáveis que favoreça um aprendizado interativo de modo a contribuir com a ascensão do mesmo na sociedade.  Portanto, o aluno precisa estar praticando atividades para sua idade, trabalhando com seu raciocínio lógico sem se perder no caminho do seu amadurecimento psíquico, afetivo e intelectual de conhecimento, por isso, inserir a ludicidade no seu contexto será de muito proveito. O trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica com a finalidade de proporcionar o envolvimento social com as práticas pedagógicas viventes dentro da educação infantil, onde a pesquisa proporcionará um conhecimento amplo em aprendizagens que envolvem atividades lúdicas com a finalidade de desenvolver um ensino diversificado.

Palavras chaves: Conhecimento. Interatividade. Jogos lúdicos. Aprendizagens.

INITIAL YEARS OF FUNDAMENTAL TEACHING: THE LUDDIC GAMES IN THE ENVIRONMENT OF INTERACTION AND EDUCATION

SUMMARY

The objective of this study is to try to integrate the concept of play into school activities with the purpose of causing moments of pleasure and interaction in the students involved. The game is like a cultural and non-biological phenomenon and with it we can study a new perspective of education with the sense of broadening the horizons of those who are inserted in this education. It is important to remember that play activities need to be observed with caution so as not to have an opposite effect on the students. With this, it is necessary to put into practice activities with playful games aimed at the enrichment of the student to bring about sustainable income that favors an interactive learning in order to contribute with the ascent of the same in the society. Therefore, students must be practicing activities for their age, working with their logical reasoning without getting lost in the path of their psychic, affective and intellectual maturation of knowledge, so inserting playfulness in their context will be very useful. The work was developed from the bibliographical research with the purpose of providing the social involvement with the living pedagogical practices within the infantile education, where the research will provide a wide knowledge in learning that involve ludic activities with the purpose of developing a diversified teaching.

Keywords: Knowledge. Interactivity. Play games. Learning.

INTRODUÇÃO

A atividade lúdica é um das ferramentas mais importantes e utilizadas na educação. Por intermédio dela as crianças experimentam capacidades indispensáveis ao seu desenvolvimento, como a autodisciplina, a sociabilidade, a afetividade, os valores morais, o espírito de equipe e o bom senso. Neste significado, afirmamos que a atividade lúdica pedagógica, precisa ser provocada e não dada ao aluno.

A criança ao se desenvolver atravessa estágios psicológicos que merecem atenção, pois não dependem somente da idade, mas de acordo com o momento e as atividades que ela tem na escola. O que importa na atividade lúdica não é o produto da atividade, é o resultado dela, o momento vivido por intermédio de uma ação, que causa momentos de encontro que conseguem fantasiar a realidade, a percepção, o autoconhecimento e conhecimento do outro. Huizinga argumenta que o jogo é uma divisão definitivamente principal da vida, tão essencial quanto o raciocínio lógico e que o elemento lúdico está na base do nascimento e acréscimo da civilização.

Vivemos em uma sociedade cada vez mais responsável por formar cidadão que serão adultos melhores no futuro. A intenção é estimular a criança a se desenvolver por meios lúdicos a faz pensar e agir melhor o que lhe favorece um aprendizado qualificado e incentiva a formação do hábito na idade certa dos alunos na infância. Neste pensamento a ludicidade é a entrada da imaginação para levar a criança a ter emoções e expressar sentimentos com prazer e autoconfiança.

O mundo atual caracteriza-se por uma utilização dos sentimentos do indivíduo no seu processo de construção do conhecimento, o que gera necessidade de uma educação que permita ao ser humano expressar-se, experimentando novas sensações. Deste modo, a qualidade e os recursos utilizados na construção do conhecimento poderão permitir uma evolução de toda a personalidade do indivíduo.

        

Ao considerar a importância do compromisso de estimular a aprendizagem para a promoção do desenvolvimento da cidadania, trás como conceito os Jogos didáticos para crianças com necessidades e dificuldades de desenvolvimento e tem o anseio de gerar reflexão sobre a educação, tendo como ponto de partida a inclusão escolar.

Colocar em prática atividades com jogos lúdicos voltados para o enriquecimento do aluno para ocasionar rendimentos sustentáveis que favoreça um aprendizado interativo de modo a contribuir com a ascensão do mesmo na sociedade. Os jogos lúdicos possuem grande importância na formação e interação dos alunos e contribui para o seu aprendizado. É preciso reconhecer que um dos principais papéis da educação é fornecer ao aluno a oportunidade de se nos relacionar mais variados sentidos.

O trabalho aborda a ludicidade de forma incentivadora e apresenta a dinâmica de articular as atividades lúdicas com as atividades do dia a dia focalizando a seriedade do contato da criança com o mundo lúdico baseado em estratégias que fundamentem seu ensino.

2 OS JOGOS LÚDICOS NO AMBIENTE DE INTERAÇÃO E EDUCAÇÃO

2.1 O conceito da utilização do lúdico na aprendizagem

O lúdico é oriundo do latim e significa jogo, brinquedo. O significado da palavra lúdico seria o jogo, a brincadeira, diversão, distração, e atividade lúdica. O conceito de lúdico é jogar, brincar e ensinar de maneira intuitiva para mostrar a realidade da criança e de como ela deverá agir em sua vida social. A atividade lúdica teve reconhecimento por meio do comportamento do ser humano que definiu o sinônimo de jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (154.6 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com