TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de uma biblioteca de brinquedos para o desenvolvimento e aprendizado de uma criança no ambiente de jogo

Artigo: A importância de uma biblioteca de brinquedos para o desenvolvimento e aprendizado de uma criança no ambiente de jogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Artigo  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

http://turmapedagogiaunopar.blogspot.com.br/TRABALHO EM GRUPO

Eixo temático: BRINQUEDOTÉCA

Brinquedoteca é um espaço onde a criança pode brincar, nesse espaço onde ela vai escolher o que vai suprir suas necessidades afetivas e psicológicas. Por meio de brincar a criança consegue desenvolver suas habilidades.

O município onde vivemos, podemos vivenciar que as crianças não dispõem de espaços para brincar e criar seus próprios brinquedos. Em algumas escolas existem apenas jogos eletrônicos onde o direito de criar e usar a imaginação são privados. Também existem escolas que os professores estão buscando fazer projetos educativos como brinquedotecas recicláveis que vem para inovar o conceito de educar usando o lúdico como forma pedagogia de ensino.

Com isso proporcionando ao educador criar possibilidades de fomentar um processo de ensino – aprendizagem compatível. O educador busca sempre se atualizar, fazendo com que essas crianças participem dos projetos por eles elaborados. A escola é o espaço social e o local que proporciona a criança uma sequência ao seu processo de socialização, contribuindo na formação de cidadãos responsáveis pelo futuro muito próximo.

Os professores da rede pública de ensino do município têm as mesmas reclamações que pela falta de espaço nas escolas não existe espaços lúdicos para que eles possam fazer aulas educativas brincando. Todos acreditam que a brinquedoteca possui papel fundamental para o desenvolvimento das crianças. As brinquedotecas proporcionam conhecimentos e desenvolvimentos de habilidades de uma forma natural e agradável, quando se usa a brincadeira como forma pedagógica de aprendizagem

Podemos perceber que as escolas enfrentam grandes dificuldades para criar um espaço para a finalidade da brinquedoteca, pois muita não tem um lugar, devido à falta de espaço.

O governo tem feito parcerias com as escolas, na questão de reformas e ampliação desses espaços. Pois no município de Ji-paraná tem um grande demanda de alunos. Algumas escolas como a escola Professor Almir, a partir de 2014 passam a ter horário integral.

Ao baixo fotos da Escola de Ensino Fundamental Prof. Almir Zandonade, e quadro onde mostra a quantidade de centros infantis, escolas municipais e brinquedoteca no município de Ji-paraná.

Considerações finais:

Esse trabalho teve a finalidade de mostrar a importância da brinquedoteca para o desenvolvimento e aprendizagem da criança em um ambiente lúdico. E a necessidade desse espaço nas escolas como um meio essencial na construção de aprendizagem infantil.

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »