TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

John Dewey

Monografias: John Dewey. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

John Dewey nasceu em Burlington, Vermont em 20 de outubro de 1859, filho de Archibald Sprague Dewey e Lucinda Rico Dewey.

Archibald era dono de uma mercearia. O avô e pai de John Dewey eram políticos, e ocuparam cargos do governo durante vários anos. Dona Lucinda tinha um conceito que seus filhos deveriam completas à escolaridade até o nível universitário. Archibald e Lucinda tiveram quatro filho, Henry James, John Archibald, Alice James e John Dewey.

O nome de John Dewey foi escolhi devido o falecimento de seu irmão John Archibald, que morreu durante seu alistamento na Guerra Civil (1858), nove meses antes do nascimento de John.

John levou apenas o primeiro nome, pois o nome do meio Archibald nunca foi dado a ele.

John era muito religioso juntamente com sua mãe. Ela foi inflexível sobre todos os seus filhos, tanto na religião e na educação.

John e seus irmãos frequentavam escolas públicas, e cursou Arte na Universidade de Vermont.

Sua graduação foi com especialização em Filosofia em 1879.

Na universidade leu as obras de Charles Darwin, que teve uma grande influência na vida.

O final do verão depois da formatura passou a trabalhar com um parente em Oil City (Pensilvânia), como um professor do ensino médio por dois anos.

Na primavera de 1881, durante seu último ano de ensino em Oil City, ele escreveu um artigo intitulado: “Os pressupostos metafísicos do materialismo. John Dewey”.

Foi seu primeiro artigo publicado no do Jornal da filosofia especulativa.

Após a publicação do artigo retornou para a cidade de Burlington (Vermont), para ensinar em uma escola perto de sua casa, e estudou em particular por um ano com ex-instrutor Henry AP Torrey.

Em setembro 1882 Dewey se matriculou na Universidade Johns Hopkins. Ele se candidatou a uma bolsa, mas não foi aceito, e teve que pedir emprestado quinhentos dólares de sua tia para pagar sua mensalidade.

Na universidade ele estudou com George Sylvester Morris que ensinou filosofia, e Granville Stanley Hall que ensinava psicologia.

Durante seu último, ele publicou o seu quinto artigo: “a nova psicologia. John Dewey”.

Em 1884 John Dewey recebeu doutorado em Educação devido a sua tese sobre o filosofo Emanuel Kant.

E assumiu uma posição na Universidade de Michigan, onde lecionou psicologia. Nesse período escreveu o livro Psicologia Aplicada em 1886.

Na Universidade, também teve contato com as ideias do Filosofo Willian James, onde o livro Princípios da Psicologia o levou ao paradigmatismo.

Esse livro foi importante para o passo seguinte da carreira de Dewey: o cargo de professor de Filosofia Mental e Moral na Universidade de Minnesota em 1888.

Com a morte de seu mentor George Morris, no ano seguinte regressou à Universidade de Michigan para se tornar chefe do Departamento de Filosofia.

Em 1894 saiu da Universidade de Michigan, para ingressar na recém-criada Universidade de Chicago, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com