TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

John Dewey

Trabalho Escolar: John Dewey. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 4

JOHN DEWEY

Aline Maiara Pires

Prof. Evelyn da Rosa Macedo

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 1026)

12/06/14

RESUMO

Este trabalho objetivou um estudo detalhado sobre John Dewey, o qual serve como referência para muitos teóricos e professores da atualidade. Defende que ao experimentar o aluno envolve-se em uma educação diferenciada do que julgamos ser a educação nos moldes tradicionais e, ao mesmo tempo vivencia o proceso educativo de forma participativa.

Palavras-chave: Filósofo; Educação; Experiência; Democracia.

1 INTRODUÇÃO

Filósofo norte-americano defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a manutenção emocional e intelectual das crianças.

John Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como Pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo - uma vez que, para essa escola de pensamento, as ideias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais.

Com relação à Pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento físico, emocional e intelectual.

2 BIOGRAFIA DE JOHN DEWEY

John Dewey nasceu em Burlington em 1859. Graduou-se em 1879, na universidade de Vermont e Doutorou-se em Filosofia no ano de 1882.

Foi professor Secundário por três anos e professor de Filosofia em Michigan em 1884. É um dos fundadores da escola filosófica chamada Pragmatismo. Criou uma universidade exílio para acolher estudantes perseguidos de países de regime totalitário.

Suas principais obras são: Psicologia (1887); Meu credo pedagógico (1897); A escola e a

criança (1898); A escola e a sociedade (1899); Experiência e Educação (1938).

Ao longo da sua vida participou na elaboração de 40 livros, apresentou mais de 700 artigos Dewey e manteve-se comprometido na defesa de uma sociedade intencionalmente progressista. Morreu em Nova York em 1952.

3 CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO E O TRABALHO EM SALA DE AULA

John Dewey concebia o conhecimento e o desenvolvimento como um processo social, ou seja, o conhecimento não deve ficar apenas para nós, é preciso transmitir, sendo favorável aos trabalhos em grupo com a finalidade de trocar ideias.

Para ele o indivíduo passa a ser significante quando considerado parte inerente da sociedade. O homem só se torna alguém quando se faz parte de uma sociedade, quando ele está ligado a ela.

O conhecimento adquirido pela educação deve fazer parte integrante ao cotidiano da vida, ou seja, o elemento de ensino junto com a prática cotidiana. No laboratório-escola que dirigiu junto a sua esposa Alice, na Universidade de Chicago, as crianças bem novas aprendiam conceitos de física e biologia presenciando os processos de preparo do lanche e das refeições, que eram feitos na própria classe. Ou seja, o aluno deve aprender o conhecimento científico e também o conhecimento prático. Esta ideia foi uma grande contribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com