TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

John Dewey

Artigo: John Dewey. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

Sobre a educação “John Dewey”

Dewey tenta sintetizar, criticar e ampliar a filosofia da educação democrática ou proto-democrática contidas em Rousseau e Platão. Via em Rousseau uma visão que se centrava no indivíduo, enquanto Platão acentuava a influência da sociedade na qual o indivíduo se inseria. Dewey contestou esta distinção – e tal como Vygotsky, concebia o conhecimento e o seu desenvolvimento como um processo social- integrando os conceitos de "sociedade" e indivíduo.

Para ele, o indivíduo somente passa a ser um conceito significante quando considerado parte inerente de sua sociedade – enquanto esta nenhum significado possui, se for considerada à parte, longe da participação de seus membros individuais. Depois, reconhece em sua obra o empirismo subjetivo da pessoa é quem realmente introduz as novas idéias revolucionárias no conhecimento.

Para Dewey era de vital importância que a educação não se restringisse ao ensino do conhecimento como algo acabado – mas que o saber e habilidade do estudante adquirem possam ser integrados à sua vida como cidadão, pessoa, ser humano. No laboratório-escola que dirigiu junto a sua esposa as crianças bem novas aprendiam conceitos de física e biologia presenciando os processos de preparo do lanche e das refeições, que eram feitos na própria classe. Este elemento de ensino com a prática cotidiana foi sua grande contribuição para a Escola Filosófica do Pragmatismo. Mas esta iniciativa fracassou.

John Dewey concebia o conhecimento e o desenvolvimento como um processo social, ou seja, o conhecimento não deve ficar apenas para nós, é preciso transmitir, sendo favorável aos trabalhos em grupo com a finalidade de trocar ideias. Para ele o indivíduo passa a ser significante quando considerado parte inerente da sociedade. O homem só se torna alguém quando se faz parte de uma sociedade, quando ele está ligado a ela.

Pragmatismo é doutrina segundo a qual as ideias são instrumentos de ação, que só valem se produzem efeitos práticos. Para John Dewey Pragmatismo é a teoria segundo a qual a verdade de uma ideia reside na sua utilidade. Em linguagem simples o pragmatismo pode ser entendido como uma maneira prática de resolver problemas, passando por cima de muitos princípios muitas vezes considerados relevantes.

Propõe a educação como vida e não preparação para a vida, pois existe ligação extrema entre a vida e a educação em um contexto de construção de experiências.

Suas ideias proporcionaram contribuições significativas para o trabalho desenvolvido por muitos professores em sala de aula nos dias de hoje como: trabalho com projetos; professor reflexivo; educação para o pensar; ligação entre os conteúdos escolares; vivência do aluno; ideal de educação x democracia; reconstrução da experiência; inspirou teorias modernas como Construtivismo e as bases teóricas dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais).

A idéia básica do pensamento do teórico sobre a educação está centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e espírito crítico do aluno. Para Dewey, a Educação e, em especial, a escola possui uma função de coordenar a vida mental de cada indivíduo nas diversas influências dentro do meio social onde o indivíduo vive. Por isso, em Dewey, a Educação ainda que seja uma função social,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com