TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

John Locke

Exames: John Locke. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  375 Visualizações

John Locke (1632-1704)

John Locke era inglês, estudava medicina e também foi um filósofo do liberalismo que discutia o estado. Diferente de Hobbes que viveu em época de convulsões sociais, Locke viveu na época de impulsos da Revolução Industrial e é defensor da Monarquia Constitucionalista. A Revolução de Cromwell serviu para acabar com a Monarquia Absolutista.

Para John Locke assim como Hobbes, existia o estado natural em que os indivíduos possuíam total liberdade, porém quando ultrapassavam o limite deviam ser punidos, ou seja, o limite da liberdade devia ser respeitado e só tinha que ser punido quem não usasse a razão. Pra Locke o estado deve ser governado em forma de parlamento e tem que funcionar para garantir a liberdade das pessoas, só vai perder a liberdade aquele ser irracional, que não usa a razão sendo punido.

Para Hobbes o estado é um mal necessário, mas se não existir terá muitos problemas e para Locke o estado não pode ser governado só por uma pessoa e deve ter leis.

Um Exemplo de estado de direito é a Constituição do Reino Unido, que é fundada unicamente no costume: ela não dispõe de disposições escritas. Num tal sistema de direito, os mandatários políticos devem respeitar o direito baseado no costume com a mesma consideração que num sistema de direito escrito.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com