TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Joint Venture

Monografias: Joint Venture. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  509 Visualizações

Joint venture é uma expressão de origem inglesa, que significa a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro.

As empresas que se juntam são independentes juridicamente e no processo de criação da joint venture podem criar uma nova empresa ou se fazer uma associação (consórcios de empresas).

Essa aliança compromete as empresas envolvidas a partilharem a gestão, os lucros, os riscos e os prejuízos.

O joint venture na negociação pode se tornar uma grande e importante ferramenta para atingir os objetivos estabelecidos, já que devido a sua intenção de divisão, ela, no caso de fracasso, diminuiria as perdas. Fazendo assim o negócio mais vantajoso para ambas as partes.

São diversas as motivações das empresas para estabelecerem uma joint venture: permite às partes envolvidas beneficiarem do know-how, conseguindo superar barreiras em um novo mercado; beneficiar de novas tecnologias; investigar e expandir atividades que tenham em comum; competir de forma mais eficiente e ampliar mercados visando a internacionalização.

Entre várias empresas que fizeram joint venture no Brasil, temos como exemplo a empresa BRF - Brasil Foods (empresa de produtos alimentícios) que no ano de 2012 associou-se à empresa chinesa DCH - Dah Chong Hong Holdings Limited com o objetivo de distribuir no mercado chinês produtos alimentícios in natura e processados, e desenvolver a marca Sadia na China.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com