TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Joint Venture

Pesquisas Acadêmicas: Joint Venture. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CAMPUS TIJUCA

Aluna:

Matrícula:

Turma:

Trabalho de Logística e Distribuição

Joint Venture

Com a dificuldade de penetração no maior mercado consumidor do mundo, a China, grandes barreiras são encontradas, entretanto graças a parcerias de empresas nacionais com grupos chineses este cenário tem se modificado.

Uma solução para tal, é a formação da Joint Venture. O acordo comercial nada mais é que a associação de empresas de diferentes áreas de atuação com o intuito de explorar um determinado ramo de negócio, sem que nenhuma perca sua individualidade jurídica.

Os objetivos de uma Joint Venture podem ser muito variados, englobam a produção de bens, a prestação de serviços, a procura de novos mercados, etc. A aliança se desenvolverá durante um tempo limitado, e seu objetivo será obter benefícios econômicos às empresas, que entram com algum recurso ou investimento, sendo ele matéria-prima, capital, tecnologia, know-how entre outros. A maioria dessas associações correm principalmente nos setores e alimentação, tecnologia, automobilismo e incorporações imobiliárias.

Os benefícios da formação da Joint Venture podem ser inúmeros, sejam elas pequenas, médias ou grandes empresas. Há divisão dos lucros, gestão, custos e riscos, além de tornar viável alguns projetos fora de cogitação para uma única empresa. Elas também são muito importantes naqueles negócios que precisam de grandes investimentos iniciais para iniciar um projeto que trará benefícios a longo prazo (como exemplo disto temos as grandes construções ou o setor petrolífero).

Para pequenas ou médias empresas, a joint venture se apresenta como uma chance de atuar de uma forma conjunta para expandir atividades em comum, superar barreiras, sejam elas comerciais em um novo mercado ou para competir de forma mais eficiente no mercado atual.

Pode-se concluir então que trata-se de uma parceria fundamental e que agrega valor e contribui para a inserção de empresas no mercado mundial bem como ajuda no desenvolvimento de novas tecnologias, e crescimento às de pequeno porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com