TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juramento Sobre Equipamento

Por:   •  4/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Juramento sobre equipamento

Este caso foi adaptado de um caso real, noticiado na mídia brasileira. A chefe de enfermagem da UTI do Hospital XYZ pediu para funcionários fazerem um juramento diante de um respirador mecânico. Ela fez um vídeo, de repercussão na internet, em que pede para enfermeiros tratarem o equipamento como um bebê. Durante a gravação, pediu para todos colocarem a mão no peito e jurarem fazer o melhor para a conservação do equipamento.

Apesar da polêmica nas redes sociais, a Secretaria de Saúde entendeu que o vídeo foi filmado de forma espontânea em comum acordo entre os trabalhadores: “O intuito da gravação, segundo os envolvidos, foi estimular maior cuidado e preservação dos materiais”, informou a assessoria da pasta por meio de nota. A Secretaria destacou, ainda, que o investimento para a compra do equipamento, devido ao momento (escassez de equipamentos e alta nos preços), ultrapassou R$ 1 milhão.

Em quase três minutos de imagens, a chefe da equipe reforça a importância de os enfermeiros tomarem cuidado com o equipamento e diz que iniciará um procedimento administrativo disciplinar caso alguém descuide do objeto. Nas redes sociais, usuários cogitaram coação por parte da gestora, mas a secretaria descartou essa possibilidade.

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde afirmou que a atitude da enfermeira chefe que aparece no vídeo corresponde a “um ato militar” e caracteriza, segundo a área jurídica do sindicato, assédio moral aos funcionários. Segundo a presidente do sindicato “Responsabilidade com a coisa pública se jura na hora do concurso. Isso é inadmissível”.

 Após ler o caso, o seu trabalho consiste em responder os itens abaixo. Lembre-se dos conceitos que vimos durante as aulas para justificar as suas escolhas:

  1. A chefe de enfermagem foi ética? Por quê?

Não sei exatamente qual foi a razão pela qual a chefe de enfermagem resolveu tratar esse caso fazendo um juramento e postando na internet, logo não tenho como julgar se está totalmente certo ou errado o que ela fez. Mas partindo do pressuposto que ela quis mandar um recado à sociedade como um todo e tornar a ação como um exemplo de conscientização, acredito que sim, ela foi ética e vou explicar melhor minha decisão abaixo.

Pensando nos três pilares que aprendemos em aula a atuação foi considerada ética uma vez que a ação e a intensão foram boas visando a conservação do equipamento e sendo algo em comum acordo com os envolvidos na filmagem (não caracterizando então a coerção dos funcionários, o que seria uma atitude negativa) e a consequência da ação também foi voltada para o bem e o bom, pois com certeza todos os funcionários envolvidos e ainda as pessoas que assistiram (desde que sem julgamento), entenderam o recado que foi dado e com certeza irão zelar mais pelos equipamentos de seus respectivos locais de trabalho.

  1. Você faria algo diferente? O que? Por quê?

Sim. O que eu faria de diferente é: Ao invés de um juramento chamaria uma reunião com todos os envolvidos e falaria de forma aberta explicando a importância do equipamento, seu custo elevado e dificuldade de aquisição, tentando assim sensibilizar todos da importância do equipamento. Outra coisa que eu não faria seria a gravação/divulgação na internet, pois mesmo sendo algo com o consentimento de todos, não vejo como necessário para atingir o objetivo central que é zelar pelo bem da empresa.

  1. Que valores foram aplicados pela chefe da equipe? Você concorda com estes valores ou aplicaria algum diferente? Por quê?

Pensando na questão dos valores abordados pela chefe da equipe posso destacar acima de todos o respeito e a responsabilidade (com o equipamento, com a sociedade, com o local de trabalho etc.), em seguida o senso de justiça (pensando na forma correta de agir e cuidar do bem comum) por fim porém não menos importante a empatia (é sempre importante se colocar no lugar do outro, nesse caso da pessoa que necessita do equipamento para sua sobrevivência.

Concordo com os valores aplicados, porém conforme expus na questão anterior, talvez o faria de forma diferente diminuindo a dosagem deles e aplicando mais amor (mudando de um juramento para uma reunião acredito que isso uniria mais as pessoas, fazendo todos trabalharem por um bem em comum e criando laços entre todos os envolvidos na ação).

4.        Dê um exemplo dentro da sua empresa (ou em outra que você já trabalhou/conhece) que mostre uma situação semelhante relacionada ao comportamento do líder e da equipe frente aos interesses da empresa e aponte se você entende que este comportamento é ético e por que você entende isso.

Algo que me marcou muito em minha carreira profissional foi uma certa vez que um antigo chefe queria que eu fizesse uma alteração do resultado de um indicador que eu preparava, a solicitação era que eu alterasse o resultado de 6,9% para 7,0% (a partir de 7% a meta do indicador era atingida). Porém no acumulado dos meses nós estávamos atingindo a meta, logo além de errado a alteração não fazia sentido algum.

Na ocasião me opus a fazer a alteração e cheguei a discutir com ele e me lembro bem do final da discussão quando ele falou “Quem é seu chefe? Quem manda em você?”.

Nessa situação, me vi em um beco sem saída pois não queria fazer a alteração, mas por outro lado não queria também perder meu emprego.

O que fiz para contornar o caso foi um arredondamento no gráfico, mudando as casas decimais saindo de 6,9% para 7% e imprimi o resultado para deixar no painel que tínhamos na época. O único problema é que o indicador tinha os meses anteriores com uma casa decimal e nesse respectivo mês sem nenhuma casa decimal.

Considero que o que fiz não estava completamente errado pois não manipulei o número, apenas sua formatação para atender a uma solicitação do meu chefe, porém no fundo sei que não era o correto. Meu chefe queria agir de forma totalmente antiética alterando o relatório de 6,9% para 7,0% e eu fiz apenas com que ele visse o que ele queria no momento, porém sem manipular o resultado mas sim a visualização.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (811.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com