TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juridiques

Resenha: Juridiques. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Resenha  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  489 Visualizações

O JURIDIQUÊS

Este trabalho nos leva a uma reflexão interessante quanto ao Juridiquês, haja vista que vários profissionais da ciência do direito lutam para acabar com este vício e tornar a linguagem jurídica mais acessível à sociedade

Por outro lado há quem defenda esta linguagem justificando a tradição da linguagem jurídica.

O Brasil é um país populoso onde a alfabetização ainda se faz precária quando não muito, poucos têm acesso à mesma, fato este que não devemos esquecer e de suma importância para nossa reflexão.

A justiça é um direito de todos, porém como na educação nem todos tem acesso a ela, talvez por ignorância pessoal em relação ao conhecimento, talvez pela falta de estrutura do judiciário em atender a sociedade, exemplo disto, como divulgado na mídia recentemente a defensoria pública que está com déficit de profissionais, deixando muitos casos a resolver.

Eis que vem o questionamento “O Juridiquês seria mais um problema no judiciário brasileiro? Entendemos que sim, assim como outros fatores dentre eles um exemplificado acima. Prudente seria se o bom senso reinasse no mundo do direito, onde a linguagem técnica se faz necessária, como em todas profissões, porém sem exageros.

Agora cabe aos conservadores identificar esta necessidade de mudança na linguagem jurídica para que a sociedade realmente compreenda de maneira mais simples o que realmente é o Direito.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com