TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karen Krüger

Monografias: Karen Krüger. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

A Confederação de Estados constitui uma associação de Estados soberanos que se unem para determinados fins (defesa e paz externas).

Confederação é uma reunião permanente e contratual de Estados independentes que se ligam para fins de defesa externa e paz interna (Jellinek).

Esta forma de Estado composto requer maior explicação.

Na união confederativa, os Estados confederados não sofrem qualquer restrição à sua soberania interna, nem perdem a personalidade jurídica de direito público internacional. A par dos Estados soberanos, unidos pelos laços da união contratual, surge a Confederação, como entidade supra-estatal, com as suas instituições e as suas autoridades constituídas. No plano do Jus Gentium, é uma nova unidade representativa de uma pluralidade de Estados.

Como acentua Jellinek, citado por Queiroz Lima, “a confederação é uma forma instável da união política; a união só pode existir enquanto aos Estados componentes convier; os Estados guardam como corolário natural de sua soberania política a possibilidade de, a todo tempo, se desligarem da união, segundo a fórmula os Estados não foram feitos para o acordo, mas o acordo para os Estados”.

CARACTERÍSTICAS

Embora tenha a Confederação personalidade jurídica internacional, os Estados confederados não perdem o seu poder soberano interno e externo, pelo menos em tudo que não seja abrangido pelo tratado constitutivo da Confederação.

A Confederação é instituída por tratado; admite, em regra, o direito de secessão; os órgãos confederativos deliberam por maioria, podendo ela à unanimidade ser exigida para assuntos mais importantes, bem como o direito de nulificação, pelo qual cada Estado pode opor-se às decisões do órgão central.

São exemplos de Confederação a dos Estados Unidos, a helvética, e a germânica de 1817.

Não se limita a União Confederal a determinados casus foederis, mas promove amplamente todas as medidas conducentes ao alcance do seu duplo objetivo: assegurar a defesa externa de todos e a paz interna de cada um dos Estados confederados. No que respeita a esses objetivos de interesse comum, obrigam-se os Estados a não proceder ut singuli: delegam a maior competência ao supergoverno da união confederal.

ESTADO CONFEDERAL

ESTADO FEDERAL

Surgiu através de pacto, de um tratado.

Surgiu através de uma Constituição.

É uma união que permite que a qualquer momento seja quebrado o pacto e que um dos Estados se retire da Confederação.

É uma união indissolúvel dos Estados-Membros. Não há direito de secessão.

Permite ao pacto o direito de nulificação pelo qual o Estado pode opor-se às decisões do órgão central.

O Estado-Membro, por atuar nas decisões do Estado Federal através dos senadores, não admite discrepância em relação às suas decisões.

ORIGEM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com