TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx E Weber

Monografias: Karl Marx E Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

Em nosso primeiro material de estudo aprendemos sobre história da sociologia e porque a estudamos.

A sociologia é o estudo do comportamento da sociedade, do relacionamento humano e o que faz com que eles se relacionem entre si, quais os meios.

Relacionamos quando nos identificamos com outro ser humano, e que automaticamente sentimos a vontade de nos aproximar, para essa aproximação ocorrer, sem perceber naturalmente classificamos quem é a pessoa, e o que encontramos nela em comum, por exemplo: idade, crenças, sexo oposto ou não, classe social, nível de intelecto, e etc. de forma simples criamos critérios de aproximação.

A partir desses relacionamentos surgem os objetos de estudos da sociedade onde entra o segundo material de estudo que foram os problemas sociais, senso comum e a ciência. Os problemas sociais são as precariedades em moradia, saúde, educação, desemprego, falta de saneamento básico e segurança. O senso comum é quando as pessoas que fazem o desvio de dinheiro que seria para melhoria desses problemas sociais percebem que aquilo é certo ou errado, a ciência entra quando essa situação torna-se um objeto de estudo e análise, entre a sociedade e os que estão administrando a sociedade.

No terceiro material de aula estudamos sobre grandes estudiosos da sociedade Karl Marx e Max Weber. Marx acreditava que o grande responsável pela crise da sociedade e desorientação humana era o capitalismo, e a desigualdade social, e que os trabalhadores deveriam se unir e lutar contra as diferenças sociais, Marx se envolveu com os radicais franceses e alemães para defender a causa dos trabalhadores e lutar contra o ataque capitalista, seu pensamento também era que para se compreender uma sociedade, deve-se entender o sistema de produção.

Max Weber foi considerado fundador do estudo sociológico moderno, acreditava em uma sociedade moderna, onde “Não se teria jamais atingido o possível, se não houvesse tentado o impossível” e “Regra é, antes de tudo gestão de vida cotidiana”. Ele queria dizer que para se compreender uma sociedade era necessário entender suas ações, ações sociais. Ele classificou as ações sociais em quatro, a primeira sendo a ação social com relações a fim, que há escolha dos melhores meios para realizar um fim, a segunda ação social como relação a valores, não é o fim que orienta a ação e sim, seus valores sendo eles éticos, religiosos, políticos ou estético, a terceira ação social da conduta movida por sentimentos, como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo etc. e por ultima a ação social tradicional que são costumes ou hábitos cotidianos, são inteiramente naturais.

Os dois têm em comum que Karl Marx e Max Weber falaram sobre o capitalismo, sendo o centro da sociedade como forte, principal e culpada das características da sociedade.

As diferenças é que para Karl Marx o capitalismo era uma preocupação e para Max Weber era uma forma da sociedade se desenvolver. Acreditando no espírito capitalista, frases que marcaram seu estudo “tempo é dinheiro”, “dinheiro gera dinheiro” e “um bom pagador é dono da bolsa alheia”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com