TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Max in Education

Seminário: Karl Max in Education. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  Seminário  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

Ka Karl Marx

Karl Marx (1818–1883) foi um filósofo e revolucionário alemão. Criou as bases da doutrina comunista, onde criticou o capitalismo. Sua filosofia exerceu influência em várias áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito, Teologia, Filosofia, Economia, entre outras. Karl Marx nasceu em Trèves, cidade ao sul da Prússia Renana, na fronteira da França, no dia 5 de maio de 1818. Filho de Herschel Marx, advogado e conselheiro da justiça, descendente de judeu.

Seu grande mérito foi o de investigar e compreender o funcionamento da sociedade capitalista, além de transmitir as informações aos trabalhadores tornando-os conscientes dos seus direitos, desenvolvendo neles um espírito crítico.

Karl Max na Educação

Para Karl Marx, a educação é um objeto de pesquisa que está inserida numa sociedade com luta de classes. Antes de tudo é importante destacar que ele não elaborou uma teoria da educação. No entanto, sua obra nos legou alguns princípios importantes que devem ser levados em conta, quando quisermos estabelecer uma prática educacional transformadora do contexto social no qual estamos inseridos, o tão famigerado capitalismo.

Marx propõe uma prática educacional transformadora, onde a escola teria basicamente um duplo papel: 1°- Desmascarar todas as relações sociais (relações de dominação e exploração) estabelecidas pelo capitalismo no âmbito da sociedade, tornando cada indivíduo consciente da realidade social na qual ele está inserido; 2° - Militar pela abolição das desigualdades sociais, pelo fim da dominação e exploração de uma classe sobre outra; Por último, pela transformação da sociedade.

Marx considerava que o conhecimento poderia ser um instrumento de transformação na luta dos trabalhadores e na implantação de uma nova sociedade, de transformação social, e para tanto desenvolveu o sistema de educação politécnica, onde nesse sistema não existiria a separação entre trabalho manual e intelectual, sendo fundamentada em três pontos centrais:

1) Ensino Geral – compreendido por línguas, literatura materna e estrangeira e ciências;

2) Educação Física – para o desenvolvimento do corpo ;

3) Estudos Tecnológicos – Dominação geral dos processos de produção, por toda classe e com isso evitar o trabalho alienado.

Esse sistema era em tempo integral, dividido em dois períodos, sendo que no primeiro a criança aprenderia questões pedagógicos e no outro, desenvolvia-se a concepção de produção.

Essa educação politécnica desenvolveria a hominilateralidade, permitindo com que o indivíduo pudesse ser formado plenamente, com isso proporcionando mudanças reais na sociedade pois para Marx é através de uma boa educação que é possível transformar a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com