TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kaspar Hauser

Monografias: Kaspar Hauser. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  2.732 Palavras (11 Páginas)  •  2.609 Visualizações

Página 1 de 11

ROTEIRO DE ANÁLISE DO FILME

O Enigma de Kaspar Hauser

PARTE A:

FICHA TÉCNICA:

DIRETOR: WERNER HERZOG

DIRETOR ASSISTENTE: BENEDIKT KUBY

ROTEIRISTAS: WERNER HERZOG e JAKOB WASSERMANN

PRODUÇÃO: WERNER HERZOG

EDIÇÃO: BEATE MAINKA-JELLINGHAUS

MAQUIAGEM: SUSANNE SCHRÖDER

FIGURINISTAS: ANN POPPEL e GISELA STORCH.

SUPERVISORES DE PRODUÇÃO: JOSCHI ARPA e WALTER SAXER.

DEPARTEMENTO DE SOM: HAYMO HENRY HEYDER e PETER VAN ANFT.

TRILHA SONORA: TOMASO ALBINONE, ORLANDO DI LASSO, WOLFGANG AMADEUS MOZART E JOHANN PACHELBEL.

FOTOGRAFO: JÖRG SCHIMDT-REITWEIN

NACIONALIDADE: ALEMANHA

ANO DE PRODUÇÃO: 1974

GÊNERO: Drama

DURAÇÃO: 109 Minutos

ELENCO: Bruno S., Brigitte Mira, Elis Pilgrim, Enno Patalas, Gloria Doer, Hans Musäus, Henry Van Lyck, Michael Kroecher, Volker Prechtel, Walter Ladengast, Willy Semmelrogge, Florian Fricke, Marcus Weller, Herbert Achternbusch, Wolfgang Bauer, Wilhelm Bayer, Franz Brumbach, Johannes Buzalski, Helmut Döring, Alfred Edel, Heribert Fritsch, Peter Gebhart, Andi Gottwald, Reinhard Hauff, Otto Heinzle, Kidlat Tahimik, Dorothea Kraft, Dr. Willy Meyer-Furst, Dr. Heinz H. Niemöller, Dr. Walter Pflum, Clemens Scheitz, Peter-Udo Schönborn, Walter Steiner, Benedikt Kuby.

TEMA CENTRAL: A importância da Socialização na vida do indivíduo. O filme demonstra que Kaspar não teve a oportunidade de ser socializado, não teve a oportunidade de aprender a interagir com o meio e com seus semelhantes enquanto viveu enclausurado em um calabouço isolado de tudo e de todos, mas quando emergido na sociedade, sendo ensinado e estimulado Kaspar então foi socializado.

O que torna uma pessoa humana é sua socialização. Não nascemos humanos, nós nos tornamos humanos através da socialização que recebemos. Kaspar não teve oportunidade de criar sua própria leitura de mundo.

SINOPSE: Kaspar Hauser é um jovem rapaz de 16 anos de idade que viveu trancado a vida inteira num cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Encontrado em Nuremberg, em 1828. Quando solto nas ruas sem motivo aparente, a sociedade se organiza para ajudar Kaspar, que sequer conseguia falar ou andar, ele só sabe falar a palavra "cavalo" e tem nas mãos uma carta explicando sua história: tinha 16 anos e vivera até então num calabouço, nada conhecendo do mundo exterior. Logo Kaspar acaba se tornando uma atração popular. Recolhido pela prefeitura local e exposto com curiosidade foi finalmente adotado por um homem rico que o ensinou a ler e escrever, mas nunca solucionou seu mistério. Seria ele um herdeiro nobre rejeitado, uma criança roubada, um impostor ou um louco?

Baseado em uma história real.

CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DRAMÁTICAS:

§ Ausência de socialização: A exclusão social de que Kaspar foi vítima o privou da fala, da coordenação motora e de uma série de conceitos e raciocínios. Logo após seu nascimento viveu preso em um calabouço. Alheio ao mundo exterior e a existência dos seres humanos. Todos esses fatores colaboraram para que Kaspar não soubesse andar, não soubesse estabelecer diálogo com outros seres humanos, não desenvolvesse percepção de perigo e de outros estimulos liberados pelo meio. Então assim entede-se que para o ser humano se desenvolver é necessário que ele interaja, conviva, se relacione com outros seres humanos.

§ Ausência de noção de realidade: Kaspar não conseguia diferenciar sonhos de realidade durante o período em que passou aprisionado. Depois já estando 2 anos aos cuidados de seu tutor, sendo instruído, educado e socializado pelo mesmo, Kaspar entende que teve um sonho, já demonstrando então ter aprendido a diferença entre sonho e realidade. Isso nos leva a entender que todo ser humano é dotado de capacidade e potencialidades, mas para que as mesmas se manifestem em sua vida é necessário que a pessoa seja estimulada.

§ Ausência de emoção e de noção do perigo: Kaspar era apático em relação aos estímulos que foi submetido quando levado para cidade. Kaspar não apresentava emoção nem reação mediante a situações de perigo, isso porque nunca lhe ensinaram que tal coisa era perigosa, que poderia lhe causar dor, machucar. Quando somos ensinados e estimulados ainda crianças que tal coisa é perigosa aprendemos a nos esquivar dela. Kaspar não recebeu esse ensinamento o que o tornava apático, neutro aos estimulos do meio.

§ Condicionamento: Kaspar só comia pão e água, quando lhe foi oferecido alimentos diferentes rejeitou. Isso porque só forneciam como alimento a Kaspar, pão e água todos os dias. Tudo que somos submetidos repetidas vezes acaba nos condicionando, acaba tornado-se um hábito que muitas vezes é difícil de ser tirado.

§ Trauma: Kaspar foi deixado em uma praça pública de Nuremberg após anos de enclausuramento. O próprio Kaspar diz que sua aparição no “mundo” foi um golpe duro. Isso nos mostra como ele se sentiu, como foi duro para ele se adaptar a algo nunca visto e experimentado por ele antes, sendo emergido neste ambiente de forma tão repentina e não preparada. O próprio Kaspar afirmou também que sua cama era o único lugar agradável do mundo, sendo todo resto ruim.

§ Possíveis Provas de sua Origem: Uma carta endereçada a um capitão da cidade, explicando parte de sua história; um pequeno livro de orações; pequena quantidade de folhas de ouro em um papel dobrado; um terço com cruz de metal entre outros itens que indicavam que ele provavelmente pertencia a uma família da nobreza. A origem de Kaspar nunca foi confirmada/descoberta. Essa característica pode ser perturbadora para o ser humano, fazendo com que ele “não se encontre”, não descubra seu lugar no mundo.

§ Socialização: Aprendeu a falar, conversar, ler e escrever. Aprendeu costumes como realizar refeições à mesa junto a outras pessoas. Deram-lhe seu primeiro banho. Foi levado a ambientes sociais como por exemplo igrejas e festas. Foi instruído a como se comportar nos ambientes sociais. Cultivou um jardim juntamente com seu tutor. Passou a gostar de novos alimentos e dormir num quarto com cama macia, travesseiro, cobertas. Assim mais uma vez fica comprovado que todo ser humano é dotado de capacidade e potencialidades, mas para que as mesmas se manifestem em sua vida é necessário que a pessoa seja estimulada. Para que o ser humano se desenvolva é necessário que ele interaja, conviva, se relacione com outros seres humanos.

§ Défcit de Aprendizagem: Embora Kaspar estivesse evoluindo em seu aprendizado, já conseguindo falar novas palavras e conversar, no entanto ainda apresentava dificuldade para expressar e elaborar frases longas. Não conseguiu atingir racícioneo lógico. Essas caracteristicas são as consequências e reflexo de Kaspar não ter sido alfabetizado, não ter frequentado colégio, não ter tido a oportunidade de estudar enquanto criança, que é a melhor fase para o ser humano se desenvolver, ser estimulado, aprender.

§ Violência Urbana: Kaspar foi agredido 2 (duas) vezes sendo uma delas fatal.

1) Kaspar foi espancado/golpeado na cabeça;

2) Kaspar foi golpeado com uma facada no peito, sendo assassinado em Dezembro de 1833, nos jardins do palácio de Ansbach. As circunstâncias e motivações ou autoria do crime jamais foram esclarecidas. Enquanto enclausurado no calabouço, Kaspar desconhecia a violência urbana, desconhecia a maldade, perversidade que o ser humano pode praticar.

§ Lidar com as Diferenças: A Sociedade muitas vezes não esta preparada para lidar com o diferente, com aquilo que não esta dentro dos padrões ditados pela sociedade. Exemplo disso da-se quando Kaspar já na cidade é preso no mesmo lugar onde ficavam vagabundos e ladrões.

PARTE B

Questões:

1) Qual o tema do texto? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar a sua mensagem? Justifique a sua resposta.

R.: O nome do filme é O Enigma de Kaspar Hauser . O tema do filme nos transmite a importância da socialização na vida do indivíduo. O filme demonstra que Kaspar não teve a oportunidade de ser socializado, não teve a oportunidade de aprender a interagir com o meio e com seus semelhantes enquanto viveu enclausurado em um calabouço, isolado de tudo e de todos, mas quando emergido na sociedade, sendo ensinado e estimulado Kaspar então foi socializado. Assim entende-se que os realizadores do filme tentam nos contar que nós nos tornamos humanos através da socialização que recebemos que para nos desenvolvermos é necessário estarmos em contato com outros seres humanos, aprendendo pela observação, pelo recebimento de instruções e pela influência do meio em que se vive.

Sim, os realizadores do filme conseguem passar sua mensagem, pois as cenas do filme demonstram claramente passo a passo a evolução de Kaspar e também demonstra o que fez com que Kaspar não fosse a princípio socializado. No entanto quando Kaspar teve a “oportunidade” de se socializar, ainda que com muitos esforços, obteve-se resultado e Kaspar aprendeu sobre o meio social e começou a demonstrar sentimentos, ideias e vontades próprias.

2) Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O que? Qual a relação do filme com os conteúdos que estamos trabalhando em sala de aula? Este item é o mais importante para compreensão do filme e do que estamos trabalhando em sala de aula.

R.: Sim. Aprendemos que a falta de socialização inibe o desenvolvimento humano, tornando o ser humano limitado, a falta de socialização restringe as potencialidades humanas. Entendemos que para conviver em meio a sociedade faz-se necessário seguir determinados padrões sociais. A socialização é fundamental para que o ser humano consiga estabelecer uma comunicação de qualidade.

A relação do filme com os conteúdos trabalhados em sala de aula é a importância da Socialização e como esta afeta diretamente o desenvolvimento e comportamento e potencialidades humanas. Através do filme podemos observar também quatro pontos da sociologia: INTERAÇÃO SOCIAL, PADRONIZAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO e CONTROLE.

3) Algum elemento do filme não foi compreendido?

R.: Sim, porque o “cuidador” de Kaspar, depois de “cuidar” do mesmo durante tantos anos, o abandonou, o deixou sozinho em meio ao desconhecido. Outros fatos que não ficaram claros e isso devido à própria história de vida de Kaspar Hauser, é a origem de Kaspar, quem seriam os pais de Kaspar? Seria Kaspar membro de uma família nobre? Seria Kaspar um bebê sequestrado? Outro fato que não ficou claro é quem teria agredido e assassinado Kaspar.

4) Do que você mais gostou neste filme? Por quê?

R.: Gostamos quando Kaspar se desenvolveu, aprendeu coisas novas e se socializou porque isso acrescentou à Kaspar conhecimento não estando mais isolado de tudo e de todos. O aspecto ruim disso é que Kaspar sai do seu estado de originalidade e é levado ao estado de “cópia”, tendo que imitar os padrões da sociedade para ser aceito por ela. Gostamos também quando o velho senhor rico cuidou de Kaspar, não por ele ser rico, mas por todo carinho e cuidado que o mesmo tinha com Kaspar e também quando Kaspar pegou o bebê em seus braços, neste momento Kaspar chora e falando com a mãe do bebê demonstra suas emoções e sentimentos, demonstra também um momento de desabafo, onde diz para mãe do bebê que ele é desprezado por todos.

5) Selecione uma sequência protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual sua motivação dramática. O que a sua motivação tem a ver com o tema do filme?

R.: Sequência protagonizada: Quando Kaspar após anos de enclausuramento é deixado no meio da cidade. Motivação Dramática: Esse fato demonstra como é difícil se adaptar a algo nunca vistoe experimentado antes, tendo de sair do padrão ao qual já estava anteriormente acostumado e aderir ao novo, principalmente quando isto ocorre da forma como aconteceu com Kaspar: sendo introduzido num ambiente novo, de forma tão repentina e não preparada. O próprio Kaspar diz que sua aparição no “mundo” foi um golpe duro, Kaspar também afirmou que sua cama era o único lugar agradável do mundo, sendo todo resto ruim.

O que a motivaçao dramática tem a ver com o tema do filme: Tem a ver que a falta de socialização de Kaspar fez com que ele tivesse dificuldades para saber como reagir mediante a um ambiente novo, mediante a uma situação nova, sendo um impacto duro para Kaspar ter que se relacionar com o meio e com seus semelhantes.

6) Qual o seu personagem favorito do filme? Por quê?

R.: O personagem favorito é o próprio Kaspar Hauser, porque através do mesmo aprendemos sobre a importância da socialização e como a falta da mesma pode afetar a vida de uma pessoa. Outro personagem é o garoto que ajuda Kaspar a se socializar porque ele ensina a Kaspar coisas básicas como as primeiras palavras, usar talheres para se alimentar dentre outras.

7) Qual a personagem que você menos gostou? Por quê?

R.: Embora não identificado no filme, mas o personagem que menos gostamos foi o agressor e assassino de Kaspar, porque o mesmo tirou a vida de uma pessoa, ainda mais se tratando dessa vida ser a de Kaspar Hauser que não tinha maldade alguma, Kaspar era um ser “puro”, sem maldade, sem perversidade no coração e na mente. Não gostamos também do “cuidador” de Kaspar, que na verdade não cuidou dele e acabou abandonando Kaspar em meio ao desconhecido.

8) Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em questão?

R.: Sim, percebemos essa enfatização por exemplo quando Kaspar é tirado pela primeira vez de dentro do calabouço e é levado para o campo onde há árvores, grama e outros elementos da natureza, nesta imersão Kaspar pode perceber a imensidão que o rodeava e nem tinha noção disso. Kaspar observa tudo profundamente, o verde das árvores, o verde do campo, a imensidão da floresta, essa cena do filme transmite o quanto da vida Kaspar havia “perdido” e não desfrutado ainda.

No entanto achamos os tons das cores um tanto opacas e apagadas, colocariamos mais brilho nas cores, cores mais vibrantes.

9) Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música neste filme?

R.: Sim, a música criou um clima para a história. Existiram cenas que bem caberia uma sonorização musical e não houve. Por exemplo quando a mãe do bebê dá o bebê para que Kaspar o segure, neste momento Kaspar chora, chama a mulher de mãe e diz ser desprezado por todos, esta cena é forte, transmitindo alto grau de emoção, caberia na mesma uma sonorização musical. Usariamos a música neste filme explorando mais estas cenas que transmitem fortes emoções.

10) Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros ou verossímeis (que parece verdadeiro)? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais as sequências que parecem menos realistas? Por quê?

R.: Acreditamos que os eventos são verdadeiros com pitadas de adaptações, isso porque o filme O Enigma de Kaspar Hauser é baseado em fatos reais, no entanto ao se produzir um filme nunca será possível seguir 100% da realidade e seguir fielmente todos os passos da vida de uma pessoa.

Uma cena bem coerente e fiel à realidade é quando Kaspar é deixado na cidade e fica “assustado” mediante essa nova experiência. Outra cena é quado Kaspar tem seu primeiro contato com talheres, copos apresentando dificuldades para aceitação e utilização dos mesmos.

Na nossa opinião a sequência que parece menos realista é o velho rico pegar um jovem adulto para criá-lo e ser responsável por ele e seus atos. Isso é muito difícil de acontecer, uma vez que a adoção de crianças já é difícil, mais difícil ainda alguém querer pegar um jovem adulto para cria-lo e ser responsável por ele e seus atos.

11) Qual o resumo da história contada no filme?

R.: Kaspar Hauser, um jovem rapaz de 16 anos de idade vive trancado em um calabouço parte de sua vida, desconhecendo toda a existência exterior. Em 1828 Kaspar é solto nas ruas de Nuremberg sem motivo aparente. A sociedade então se organiza para “ajudar” Kaspar, que sequer conseguia falar ou andar. Logo Kaspar acaba se tornando uma atração popular. Recolhido pela prefeitura local e exposto com curiosidade foi finalmente adotado por um homem rico que o ensinou a ler e escrever, mas nunca descobriu seu mistério: Qual a origem de Kaspar Hauser e quem havia o matado.

12) Como a montagem do filme interfere na história contada no filme.

R.: Se a montagem de um filme não tiver uma sequência lógica, não tiver coesão e coerência, isso atrapalhará na compreensão do mesmo.

No filme, melhor seria a sua compreensão, por exemplo, aplicando cores mais brilhantes/vibrantes.

...

Baixar como  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »