TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kaspar Hauser

Exames: Kaspar Hauser. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

Kaspar Hauser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Disambig grey.svg Nota: Se procura filme alemão de 1974, sobre Kaspar Hauser, dirigido por Werner Herzog, veja Jeder für sich und Gott gegen alle.

LupaCapitolina.png

Crianças Selvagens

Aquisição de linguagem

Behaviorismo

Psicologia do desenvolvimento

Psicologia educacional

Amala e Kamala

Kaspar Hauser

Oxana Malaya

Peter, o selvagem

Rochom P'ngieng

Victor de Aveyron

Blanka

Mogli

Rômulo e Remo

Tarzan

O Enigma de Kaspar Hauser

O Garoto Selvagem

Nell

Genie

Kaspar Hauser (provável 30 de Abril de 1812 – 17 de Dezembro de 1833 em Ansbach, Mittelfranken) foi uma criança abandonada, envolta em mistério, encontrada na praça Unschlittplatz em Nuremberg, Alemanha do século XIX, com alegadas ligações com a família real de Baden.

A vida de Kaspar Hauser[editar | editar código-fonte]

Kaspar Hauser.

Memorial no local do atentado contra Kaspar Hauser nos jardins do Castelo de Ansbach.

Hauser passou os primeiros anos de sua vida aprisionado numa cela, não tendo contato verbal com nenhuma outra pessoa, fato esse que o impediu de se expressar em um idioma. Porém, logo lhe foram ensinadas as primeiras palavras, e com o seu posterior contato com a sociedade, ele pôde pausadamente aprender a falar, da mesma maneira que uma criança. Afinal, ele havia sido destituído somente de uma língua, que é um produto social da faculdade de linguagem, não da própria faculdade em si. A exclusão social de que foi vítima não o privou apenas da fala, mas de uma série de conceitos e raciocínios, o que fazia, por exemplo, que Hauser não conseguisse diferenciar sonhos de realidade durante o período em que passou aprisionado.

Hauser, supostamente com quinze anos de idade, foi deixado em uma praça pública de Nuremberg, em 26 de maio de 1828, com apenas uma carta endereçada a um capitão da cidade, explicando parte de sua história, um pequeno livro de orações, entre outros itens que indicavam que ele provavelmente pertencia a uma família da nobreza.

Entre as idiossincrasias originadas pelos seus anos de solidão, Hauser odiava comer carne e beber álcool, já que aparentemente havia sido alimentado basicamente por pão e água. Aprendeu a falar, a ler e a se comportar, e a sua fama correu a Europa, tendo ficado conhecido à época, como o "filho da Europa". Obteve um desenvolvimento do lado direito do cérebro notoriamente maior que o do esquerdo, o que teoricamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com