TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filme O Enigma De Kaspar Hauser Pela Perspectiva Da Análise Do Discurso

Artigo: O Filme O Enigma De Kaspar Hauser Pela Perspectiva Da Análise Do Discurso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2014  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 5

“O enigma de Kaspar Houser” a partir da perspectiva teórica da A.D.”

Introdução (entendimento histórico do enigma de Kaspar Houser).

Kaspar Houser, um garoto que viveu desde sua infância dentro de um porão, onde foi alimentado por um individuo enquanto dormia, cresceu sem contato nenhum com seres de sua espécie.

Ao ser colocado no meio da praça da cidade de Nuremberg, Kaspar fica imobilizado apenas segurando uma carta na mão que o individuo que cuidara dele o deixou. Ao ser direcionado á casa do capitão de guarda, e direcionado ao estábulo, Kaspar é visto pelos moradores daquela cidade como um “ser estranho”, se afastando do que atualmente a sociedade vê e julga como ser humano normal. Kaspar é direcionado á casa do capitão, onde entram em contato com um casal de criança, que o ensina alguns conceitos básicos, como dar nomes á partes do corpo, etc. No começo se há uma grande dificuldade, mas há um desenvolvimento rápido de sua parte.

Kaspar foi enviado para a casa de um professor, como objeto de estudo, para ver até onde seu desenvolvimento se ampliaria. Quando vem lorde Inglês analisa-lo para levá-lo á Inglaterra, e Kaspar não passa á ele uma imagem de que estaria se adaptando as exigências da sociedade. Ao raciocínio logico que se padroniza a sociedade, um professor vai a sua casa para examiná-lo, lhe faz uma pergunta e deseja ouvir a resposta lógica, quando Kaspar responde de outra maneira que não seja a logica, simplesmente é considerado errado e inaceitável pela Lógica.

Ao ser atacado algumas pela segunda vez, por um homem misterioso, com uma faca no peito, Kaspar introduziram sua historia que nunca se findou, com sua paixão sobre dunas de areia, contando a historia de alguns viajantes que eram guiados por um cego e que se perderam no deserto, mas acabaram se achando, pois não passava de uma miragem e que o seu guia conseguiu localizar o caminho correto. Ao contar sua historia, onde para ele não havia terminado, no leito de sua cama faleceu. Ao ser estudado por alguns médicos, se constata que Kaspar sofria de uma deficiência mental que não lhe permitia se desenvolver totalmente.

Processo de Análise.

O pai de Kaspar Hauser (o menino criado em um porão) o ensinou frases a partir do método de repetição. Com o abandono de seu pai, Kaspar apenas sabia dizer a seguinte frase: "quero ser cavaleiro, como meu pai". Esta frase demonstra o processo de assujeitamento que Kaspar Hauser sofreu, pois ele é determinado com a ideologia de se tornar a posição-sujeito cavaleiro, assim ele não pode escolher outras posições-sujeito que interpelavam a outra profissão ou status social.

O processo de Assujeitamento é a interpelação, convocação dos sujeitos por certa ideologia, ou seja, o sujeito é controlado para seguir regras já distintas e doutrinadas nas sociedades, por exemplo, sabemos que matar é errado, e neste caso, somos assujeitados que matar é uma crime e o ato deste crime, seremos punidos.

Retornando a análise, Kaspar que foi abandonado pelo seu pai em uma Praça de Neremberg em maio de 1928 ficou estático no espaço e estranhando a cidade pelo fato que nunca á viu. As pessoas estranharam o menino e até mesmo o prenderam como fosse uma ameaça para sociedade.

Inicialmente uma família humilde começou o processo de aprendizagem com questões básicas de alfabetização, noções corpóreas e princípios de etiqueta na época. É percebível que Kaspar sofreu um processo de assujeitamento, pois ele apenas repetia tudo o que era imposto, principalmente as regras comportamentais na sociedade européia da época.

Após um progresso razoável, Kaspar vai para casa do professor Daumer, que se tornou o seu tutor para que o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com