TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAY OUT ATIVIDADE SUPERVIONADA

Exames: LAY OUT ATIVIDADE SUPERVIONADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 8

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente Aula-tema 03.

O caminho da sustentabilidade

https://www.youtube.com/watch?v=dX-tu2ODL5g

AULA-TEMA 3 O CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE

1º Questão 1

O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas três folhas, mas cinco.” (p. 57).

Quais são as cinco dimensões propostas por ele (a)?

Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo cinco dimensões evidenciadas pelo autor são respectivamente Econômica, Ambiental, Social, Política e Cultural. Ele nos mostra que o mundo vê ou trata a sustentabilidade econômica, ambiental e social como uma folha para manter um equilíbrio sustentável mundial. A primeira e mais citada e conhecida é a Sustentabilidade Ambiental, que defende o uso consciente dos bens naturais, para que possamos.

RESUMO

INTRODUÇÃO

DESAFIO

1 ETAPA 1

1.1 Aula- tema 3º

1.2 O Caminho da Sustentabilidade.

.

1.3 1.1.2 PASSO 1º

1.4 Assistir o Vídeo: Rio + 20

1.5 Desafio da Sustentabilidade

1.6 Ler o material

1.7 Seção e Responsabilidade Socioambiental.

1.8 1.1.3 Passo 2º

1.9 Elaboração/ Reflexão/ Dissertação – Ações que expressem a agenda 21 pessoal.

1.1.4 Passo 3 –

Relatório.

Conclusão

Referências

RESUMO

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica, também corresponde a um plano de ação e planejamento global que deve ser adotado em nível internacional, nacional, local e mesmo individual, além de envolver diversos atores sociais (governos, empresas, organismos internacionais e organizações não governamentais) que podem cooperar para a solução dos problemas socioambientais. Assim, a Agenda 21 deve subsidiar ações em quatro dimensões: Socioeconômica. Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento. Fortalecimento do papel dos grupos principais. Meios de execução. A implementação da Agenda 21 pressupõe a tomada de consciência por todos os indivíduos sobre o papel ambiental, econômico, social e político que desempenham em sua comunidade e exige, portanto a integração de toda a sociedade no processo de construção do futuro. Essa forma de ação, em que a sociedade compartilha com o governo as responsabilidades pelas decisões, permite uma maior agregação em torno do projeto de desenvolvimento, aumentando suas chances de implementação. Pode ser elaborada tendo como base as ações individuais, e algumas pessoas têm desenvolvido ou elaborado Agendas 21 tendo como foco suas próprias relações com o ambiente no qual estão inseridas. Dessa forma, sua atividade será elaborar uma Agenda 21 pessoal partindo de suas relações com o ambiente onde você vive, levando em consideração o chamado tripé da sustentabilidade, ou seja, três dimensões: a econômica, a ambiental e a social.

INTRODUÇÃO.

O Documento Agenda 21, foi criado como Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro em 1992, tendo por base o conceito de desenvolvimento sustentável, tendo contribuído para a sua elaboração instituições governamentais e da sociedade civil de 179. Países, os quais a aprovaram na citada conferência.

Foi resultado do esforço de milhares de pessoas que entre 1972 e 1992 trabalharam e elaboraram muitos relatórios. Entre eles o mais importante foi o “O Nosso Futuro Comum elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU (comissão Brundthand), que definiu o que é desenvolvimento sustentável”. A Agenda 21 é um abrangente plano de ação a ser implementado por todos os governos. São compostos por 40 capítulos, 115 programas e aproximadamente 2.500 ações. Trata-se de um programa de ações previstas para o século 21 visando promover o desenvolvimento sustentável em escala planetária, tentando conciliar desenvolvimento com preservação ambiental. Sem dúvida é o mais completo e importante documento redigido pela humanidade, pois criou uma nova forma de desenvolvimento, abrangendo e disciplinando todos os setores ou atividades humanas no sentido de se desenvolver uma sociedade mais condizente com a manutenção da qualidade de vida global.

1 ETAPA 1

1.1 Aula- tema 3 : O Caminho da Sustentabilidade.

Esta atividade é importante para a compreensão de forma clara e objetiva das relações com o Ambiente onde vivemos e a Sustentabilidade.

1.1.2 PASSO 1

Trata-se de uma sustentabilidade voltada também para a dignidade humana, a garantia de um futuro próspero, com respeito uns aos outros, nos diversos níveis hierárquicos e envolvendo todas as áreas empresariais.

Todos sabem

que entramos na era do diálogo e aceitação de diversas opiniões, porém implantar uma nova idéia não é uma tarefa tão simples. A importância da sustentabilidade na empresa do mundo atual expõe os inúmeros benefícios que essa idéia inovadora traz, e contra-ataca as dificuldades na implantação, é isso mesmo, mesmo com o lado positivo as empresas ainda tem dificuldade em entender que as práticas de responsabilidade social e empresarial andam juntas e que são influentes na sociedade. Mas não trata somente daquela antiga e velha informação que tínhamos sobre sustentabilidade. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com