TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

JOSE NÉCILIO FERREIRA MORAIS

Rio Branco-AC

2018

JOSE NECILIO FERREIRA MORAIS

Projeto Integrado Multidisciplinar

MONTEIRO & SOARES

Rio Branco-AC

2018

RESUMO

Em visita a sede da empresa situada em Feijó foi questionada a tecnologia utilizada para a comunicação e de que forma estava sendo executada onde foi apresentada toda uma estrutura de mecanismo utilizada por esta instituição. A atividade econômica da empresa pela a qual esta sendo feita a pesquisa e locação de mão de obra e terceirização. por se tratar de um trabalho onde seu produto e a mão de obra qualificada a mesma não precisa de fornecedores tendo em vista que os cursos e treinamentos são ministrados dentro da mesmo, contribuindo para uma margem de lucro maior, lançando em sua planilha de custos apenas aqueles gatos inevitáveis que são necessário para o cuido com o profissional. Dentre esses custos os investidos em saúde ocupacional.


SUMARIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        6

3 ECONOMIA E MERCADO        6

4 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        7

5 MATEMÁTICA APLICADA        7

6 TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        7

7  LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS EM SEGURANÇA DO TRABALHO        8

7.1 A Importância  das Legislações        8

9 CONCLUSAO ´        9


1 INTRODUÇÃO

A empresa Monteiro & soares construções LTDA. CNPJ: 09.257.500/0001-88 Situada na Avenida coronel barrosa nº 155. Centro no  município de Feijó no Estado do Acre.  Consiste a sua atuação no ramo de terceirização de mão de obra. Atualmente conta com uma diversificada frente de trabalho contendo em sua folha de pagamento 210 funcionários sendo distribuídos no setor administrativo na sede da empresa e nos demais  escritórios espalhados em todo o Estado e dentre as funções tem motorista de ônibus e carros pequenos, monitores de alunos, auxiliar de deposito, auxiliar de limpeza em escolas publicas dentre outros. E com toda essa demanda foi necessário avaliar de perto com estava atuando a empresa em relação as suas atividades levando em consideração a comunicação empresarial a sua influencia de mercado, quais seus principais concorrentes sua margem de lucro e a forma de comunicação utilizada e se estava agindo de acordo com a legislação e normas técnicas em segurança do trabalho.

2 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Em visita a sede da empresa situada em Feijó foi questionada a tecnologia utilizada para a comunicação e de que forma estava sendo executada onde foi apresentada toda uma estrutura de mecanismo utilizada por esta instituição empresarial onde os mais utilizados são E-mail, em virtude de se tratar de uma rede de funcionários que atua em todo o estado e com isso ficando viável a comunicação e o retorno desta informação em tempo hábil para executar qualquer ação dentro dos padrões de resposta da mesma. O segundo mais utilizado e o telefone onde se determina ordens não escrita e terceiro lugar os quadros de aviso que fica visível a todos do seu município, sem falar que ainda contam com a utilização de ofícios para fins oficiais.

3 ECONOMIA E MERCADO

A atividade econômica da empresa pela a qual esta sendo feita a pesquisa e locação de mão de obra e terceirização.

A terceirização é a contratação de terceiros, estranhos ao quadro funcional da empresa, para prestação de um serviço que poderia, caso houvesse interesse, ser realizado pela própria tomadora de serviço.

As figuras básicas existentes neste tipo de contratação são:

- tomadora de serviço: é a pessoa jurídica que contrata, sem vínculo de emprego, a mão-de-obra terceirizada; e

- prestadora de serviço: é a pessoa, física ou jurídica, que disponibiliza, para a empresa tomadora de serviço, mão-de-obra.

A terceirização tem por objetivo principal não apenas a redução de custo, mas também trazer agilidade, flexibilidade e competitividade à empresa, sendo, portanto, uma decisão estratégica que visa a modernização das relações empresariais. Este processo gerenciado de transferência a terceiros das atividades acessórias e de apoio (atividade-meio), permite que a empresa concentre seus esforços em sua atividade principal (atividade-fim).

Este e um mercado que tem crescido muito nos últimos anos principalmente com a aprovação da Lei 13.467 de 13 de julho de 2017. Com isso as empresa tem uma segurança a mais para investir neste seguimento, fomentando assim a economia local e aquecendo o mercado nos municípios de sua atuação.

4 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A estrutura organizacional da empresa e leva muito em conta o seu ramo de atuação, por se tratar de um trabalho onde seu produto e a mão de obra qualificada a mesma não precisa de fornecedores tendo em vista que os cursos e treinamentos são ministrados dentro da mesma por uma equipe do quadro, reduzindo assim seus custos operacionais onde a maior preocupação de seus gestores e sócios e falarem a mesma linguagem, (a cada real gasto com qualificação e cinco que você ganha de retorno). E assim todas as filiais estão sobre a mesma ordem, fazendo assim uma rede de filiais compromissadas com o bom funcionamento.

5 MATEMÁTICA APLICADA

Existe dentro da empresa uma o setor de  contabilidade, porem deixam muita coisas a desejar como por exemplo não há um controle rigoroso  com relação a gastos comum e com isso orientei os mesmo a tomar algumas medidas para assim melhor om bom funcionamento como por exemplo: fazer no Excel uma planilha de cultos. Onde assim vai ter uma base de quanto esta saindo o preço do homem em uma licitação já com todos os custos operacionais como treinamentos, encargos, fardamento, transporte. Enfim todas as custas e com isso ter a real conclusão de quanto esta ganhando de lucro por cada serviço oferecido ao estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com