TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRAMENTO

Projeto de pesquisa: LETRAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O letramento está muito presente nos dias de hoje, até mesmo na educação infantil. As crianças vivem em um mundo cheio de estímulos visuais, propagandas, ou seja, desde muito pequenos estão imersos em um mundo letrado. Nada mais natural, estas crianças interessarem-se em descobrir o que quer dizer as letras dos livros, as músicas que escutam, entre outros.

Muito se fala sobre oferecer um espaço de acesso à leitura e escrita na escola, antes mesmo do ensino fundamental. Existem diferentes opiniões quando a esta questão. Regina Scarpa, em um artigo sobre alfabetização na educação infantil, à Revista Nova Escola, nos fala que a polêmica sobre ensinar ou não as crianças a ler e escrever na Educação Infantil tem origem em pressupostos diferentes a respeito do que é alfabetização. Alguns educadores, segundo Scarpa (2006) receiam a antecipação de práticas pedagógicas tradicionais e a perda do lúdico, em razão destes diferentes pressupostos.

O principal objetivo deste trabalho é mostrar como podemos oferecer um espaço de acesso à leitura e escrita antes do ensino fundamental, sem que isso prejudique a aprendizagem lúdica que as crianças devem ter.

A alfabetização e o letramento devem ter sua presença na educação infantil, de acordo com Magda Soares (2009), as crianças, antes mesmo do ensino fundamental devem ter acesso tanto a atividades de introdução ao sistema alfabético e suas convenções, a alfabetização, como também práticas sociais de uso da leitura e da escrita, o letramento.

De início, pode-se definir alfabetização como o processo específico e indispensável de apropriação do sistema de escrita, a conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilitam ao aluno ler e escrever com autonomia, da impossibilidade de dar um sentido mais amplo à palavra alfabetização.

DESENVOLVIMENTO

Entende-se que alfabetização é o processo de aquisição do código escrito, das habilidades de leitura e escrita. Essas habilidades vão se desenvolvendo a cada dia. Pode-se dizer que alfabetização é um processo permanente, que se estende por toda vida, não tendo fim a aprendizagem da leitura e da escrita.

Verifica-se que a aprendizagem da língua materna, seja escrita, ou oral, por ser um processo permanente,é indissociável ao processo de alfabetização.

Para KRAMER (1982,p 62).

“Ler um objeto,um gesto,uma figura ou desenho, uma palavra em que o objetivo primordial é a apreensão e a compreensão do mundo,desde o que está mais próximo à criança ao que lhe esta mais distante,visando à comunicação à aquisição de conhecimento...à troca.”de saberes entre educando e educador.A alfabetização retrata um processo de compreensão e expressão de significados, onde a, criança absorve todo conhecimento que o mundo ao seu redor lhe oferece.

Portanto a leitura deve ser utilizada como ato interativo, de comunicação, fazendo-a necessário um trabalho com a escrita veiculando idéias completas. Ficando claro que alfabetizado é o individuo que aprendeu a ler e escrever, e analfabeto aquele que não possui essas habilidades, impedindo-o de exercer seus direitos enquanto cidadão.É importante refletir em torno da ausência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com