TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Trabalho Escolar: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  3.309 Palavras (14 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução..............................................................................................................................5

Relembrando o Processo de Alfabetização...........................................................................6

O que significa estar alfabetizado..........................................................................................7

Conceitos: Alfabetização e Letramento.................................................................................8

Gêneros Textuais....................................................................................................................9

Duas atividades que envolvam a linguagem oral e a linguagem escrita................................10

A importância do trabalho com textos na alfabetização e da leitura no processo de produção de textos............................................................................................................................14

Atividade que envolva a leitura e escrita de textos de memória (parlenda)........................15

Atividade utilizando as orientações no PCN (1997)..........................................................18

Considerações finais.........................................................................................................19

Referencias bibliográficas...................................................................................20

INTRODUÇÃO

Neste trabalho foi possível ao grupo relembrar nossa infância, a escola, os professores e como ocorreu o processo de alfabetização, recordar a forma de aprendizado do B A BA às extintas cartilhas nas quais demos inicio ao nosso processo de alfabetização e formação de futuros leitores. Este trabalho tem como objetivo o conhecimento e compreensão do Letramento e Alfabetização em seu amplo contexto, também descreve as formas de alfabetização e a aquisição da leitura, conscientizando sobre a importância da leitura no processo de produção de texto e na formação de leitores críticos capazes de fazerem uso dessa habilidade com criatividade, e também o desafio e a responsabilidade da escola em introduzir a criança no mundo da escrita tendo em vista sua bagagem cultural e linguística.

Segundo SOARES, a escola é a instituição responsável pela alfabetização dos indivíduos e é a ela que “a sociedade delega a responsabilidade de prover as novas gerações das habilidades, conhecimentos, crenças, valores e atitudes considerados essenciais à formação de todo e qualquer cidadão” (SOARES, 2001, p. 84).

Relembrando o processo de alfabetização.

“Estar alfabetizado é muito mais que decifrar códigos, não é somente saber ler ou escrever seu próprio nome, conhecer as letras, saber juntá-las, formar silabas e palavras, saber pontuação e regras gramaticais como a muito tempo atrás fomos alfabetizados, quando os governantes e patrões queriam apenas cidadão que fosse capaz de assinar seu nome ou de saber ler as instruções de uso de algo, hoje estar alfabetizado é conseguir atribuir significado às funções da escrita, é lidar com a linguagem escrita, interpretar, compreender, refletir, e problematizar de maneira critica diferentes tipos de textos. Para muitos pais nos dias de hoje, saber ler e escrever o nome ainda é a prova de estar alfabetizado, porem para os professores e pensadores à uma preocupação ainda maior sobre o domínio desta duas ferramentas, é preciso formar leitores e escritores.

O processo de estar alfabetizado leva algum tempo, a compreensão da importância da escrita é construída aos poucos, para que o individuo alfabetizado possa compreender que escrever ainda que com dificuldades, aprender a ler, saber escrever, são artifícios que fazem diferença para seu desenvolvimento e para sua atuação na sociedade. A leitura deve ser vista como um processo de construção de sentidos, a qual evolve habilidades capazes de possibilitar o caráter crítico do leitor com sua prática social. Ela é uma ação intelectual, através da qual os sujeitos, em função de sua experiência, conhecimento e cultura, processam informações codificadas em textos.

A alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de letramento, de leitura e de inscrita e por meio dessas praticas. A preocupação com o analfabetismo levou os pesquisadores ao conceito de “letramento” em lugar de “alfabetização”.A alfabetização é uma pratica construtiva e criativa, ou seja, deve se firmar na importância que a leitura e a escrita tem na prática social para possibilitar a resolução de problemas do cotidiano, contribuindo para o exercício pleno da cidadania. Um individuo é considerado alfabetizado quando tem capacidade de construir novos conhecimentos sobre o que lhe foi proposto de forma autônoma. Como já raciocinava Paulo Freire sobre o seu conceito de alfabetização “não basta apenas saber ler e escrever, mas fazer uso social e político desse conhecimento na vida cotidiana”.

O que significa estar alfabetizado?

Estar alfabetizado é poder ir além do código escrito, é apropriar-se da função social dos atos de ler e escrever, é fazer o uso da leitura e escrita no cotidiano, é capaz de ler um livro, revista, jornal, conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico.

Na sociedade letrada em que vivemos o texto escrito é um importante meio de obter conhecimento, oferecendo ao leitor maior autonomia e muitas possibilidades de interpretação.

A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e às facilidades oferecidas pelas instituições sociais. Ler é de fundamental importância, e não pode ser confundido apenas com a decodificação das palavras. Ler é uma aventura da imaginação, um passaporte para a cultura e para o conhecimento em todas as áreas, uma ampliação das possibilidades da vida.

A leitura literária alarga os horizontes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com