TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIBERALISMO ECONOMICO

Trabalho Universitário: LIBERALISMO ECONOMICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

LIBERALISMO ECONOMICO

As ideias do liberalismo econômico eram claras e defendiam a lei da oferta e procura, com uma ideologia baseada em que a organização da economia era de linhas individualistas, onde as decisões econômicas devem ser tomadas por indivíduos e não por organizações coletivas. A idéia central é a defesa da emancipação da economia.

O liberalismo econômico surgiu no século XVIII quando as ideias do mercantilismo já não atendiam as necessidades do capitalismo. Os agentes econômicos são movidos por um impulso de crescimento e desenvolvimento econômico, o que traz benefícios para a sociedade visto que estes interesses particulares proveriam a evolução generalizada.

No inicio os principais teóricos da teoria liberalista eram François Quesnay que afirmava que a verdadeira atividade produtiva estava inserida na agricultura e Vincent de Gournay que dia que as atividades comerciais e industriais deveriam ter liberdade para que pudessem fazer o acumulo de capitais. O principal teórico da teoria foi Adam Sith que ia contra a idéias dos teóricos que deram inicio ao liberalismo, onde afirmava que a acumulação de riquezas não era concebida através de atividades rurais e comerciais e sim através do trabalho livre, sem nenhum agente regulador. Para ele não era necessário a intervenção na economia, pois o próprio mercado tinha mecanismos próprios de regulação da mesma, chamada ‘’mão invisível’’ que era responsável por promover a evolução generalizada. Estes teóricos foram os primeiros a tratar a economia como ciência.

Para os economistas do final do século XVIII, o Estado deveria apenas dar condições para o mercado, não concordavam com a intervenção do Estado na economia, onde o mesmo teria apenas um papel legitimo do fornecimento de bens públicos.

Um dos mais importantes economistas do século XX foi Milton Friedman, sendo um dos principais defensores do liberalismo econômico e um dos idealizadores do neoliberalismo, ele defendia a liberdade econômica com a mínima participação do Estado, a democracia política, valorização da concorrência, diminuição do tamanho do Estado bem como a política fiscal baseada na redução de impostos. Defendia um governo limitado, que garante estabilidade monetária, liberdades econômicas, estado direito e direto de propriedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com