TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Defesa Do Liberalismo Economico

Trabalho Universitário: A Defesa Do Liberalismo Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

A defesa do Liberalismo Econômico

Com a expansão da industrialização surgem dúvidas se esse progresso beneficiaria a todos ou se o individualismo cresceria alimentado pelo espírito de competição matando a solidariedade humana.

Adam Smith apresenta uma tese em seu livro "A Riqueza das Nações" que é no mínimo perturbadora: o egoísmo é útil para a sociedade, pois leva a pessoa a se esforçar para melhorar a própria condição, o que poderia vir a ser a criação de riquezas.

Defendia o Liberalismo Econômico, que era a ideia de plena liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse crescer sem obstáculos do Estado. Dessa livre concorrência nasceria um mercado regulado, com preços em queda pela concorrência e desenvolvimento tecnológico. . Sem a intervenção do estado o mercado aos poucos se ajustaria... Será?

Para Smith, quando buscamos algo bom para nos mesmos, isso impacta positivamente na sociedade. Se buscarmos uma roupa que nos deixe alinhados, bonitos, o vendedor percebendo nossa intenção, procura nos indicar roupas de boa qualidade.

√ Mas, por qual motivo ele vende roupas boas para pessoas que nem conhece? Seria porque ele gostaria de vê-las bem vestidas ou porque há uma comissão pela venda da roupa?

Certamente, ele está de olho na comissão que vai receber, e foi o individualismo do vendedor que abriu a possibilidade de nos vestirmos bem ou de realizarmos uma boa compra. A isso damos o nome de capitalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com