TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO

Exames: LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Quais moléculas experimentam ligação de hidrogênio, e explicar o que é esta ligação. E além do mais, demonstrar a compressão e expansão dos gases.

LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO

As ligações de hidrogênio (referidas como pontes de hidrogênio) são interações que ocorrem entre os íons de hidrogênio e dois ou mais átomos, de forma que o hidrogênio sirva de "elo" entre os átomos com os quais interage.

A ligação no hidrogênio é um dos casos especiais da tabela periódica pois na ligação covalente ou iônica que consiste na troca ou surgimento de eletrons o hidrogênio fica estável apenas com dois eletrons na sua camada de valência. O átomo de hidrogênio, pode se unir simultaneamente a dois átomos de oxigênio, formando uma ligação entre eles. Essa ligação é chamada ligação de hidrogênio e se forma sobretudo com os elementos muito eletronegativos (F;O;N).

Existem dois tipos de ligação de hidrogenio: a intramolecular e a intermolecular. A ligação intramolecular se faz na mesma molécula e a intermolecular se faz entre duas moléculas. As ligações de hidrogênio, também designadas por pontes de hidrogênio, consistem num tipo de interação eletrostática entre moléculas e ocorrem ligando-se hidrogênio, a átomos muito eletronegativos.As ligações de hidrogênio são tanto mais fortes quanto maior for à polaridade da ligação covalente entre o hidrogênio e o outro elemento.

O oxigênio é um dos elementos mais eletronegativos. Quando se liga por covalência ao hidrogênio, os elétrons da ligação são mais fortemente atraídos pelo oxigênio, que passa a constituir um pólo negativo. O hidrogênio fica, então, com uma carga parcial positiva. Devido a este fato, e uma vez que o átomo de hidrogênio não possui elétrons internos ao seu nível de valência, o seu núcleo fica sujeito à atração dos elétrons não partilhados de uma molécula de água vizinha, assemelhando-se a uma parte entre duas moléculas consecutivas. Esta interação é, assim, designada ligação por ponte de hidrogênio.

EXPANSÃO DOS GASES

As características físicas mais importantes quando se trata do comportamento de gases, são a compressibilidade e a expansibilidade. Ou seja, a capacidade do gás de sofrer grandes variações de volume quando sujeito a diferentes situações de pressão.

O gás ideal ou perfeito não tem existência física, trata-se apenas de um modelo adotado para tornar o estudo mais simples.

AS VARIAVÉIS DE ESTADO DE UM GÁS

As variáveis de estado do gás consistem nos valores de seu volume V, pressão p, e temperatura T. O estado normal de um gás é caracterizado pela temperatura T de 273 K e pressão p de 1 atm e por isso são chamadas de temperatura normal e pressão normal.

As transformações gasosas ocorrem quando, pelo menos, duas das variáveis do gás se modificam. Quando o volume do gás permanece constante, diz-se que a transformação é isocórica; quando a pressão permanece constante, a transformação é isobárica e quando a temperatura permanece constante, a transformação do gás é isotérmica.

1. Transformação isocórica

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com