TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Artigos Científicos: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  2.655 Palavras (11 Páginas)  •  2.603 Visualizações

Página 1 de 11

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

01 - (UFPR/2013) Em festas e churrascos em família, é costume usar geleiras de isopor para resfriar bebidas enlatadas ou engarrafadas. Para gelar eficientemente, muitas pessoas costumam adicionar sal e/ou álcool à mistura gelo/água. A melhor eficiência mencionada se deve ao fato de que a presença de sal ou álcool:

a) aumenta a taxa de transferência de calor.

b) abaixa a temperatura do gelo.

c) aumenta a temperatura de ebulição.

d) abaixa a temperatura de fusão.

e) abaixa a dissipação de calor para o exterior.

02 - (UFRN/2012) Sorvete em cinco minutos.

Uma receita rápida, prática e que parece mágica para o preparo de um sorvete de morango recomenda o seguinte procedimento:

Despeje o leite, o açúcar e a essência de morango num saco de plástico de 0,5 litro e certifique-se de que ele fique bem fechado. Coloque 16 cubos de gelo e 6 colheres de sopa de sal comum (NaCl) num outro saco plástico de 1 litro. Insira o saco de 0,5 litro dentro do saco de 1 litro e feche muito bem. Agite as bolsas de plástico por 5 minutos e, após esse tempo, remova o saco de 0,5 litro de dentro do outro. Em seguida, corte um dos bicos inferiores do saco de 0,5 litro e despeje o sorvete no recipiente de sua preferência.

O que parece mágica, ou seja, o congelamento do sorvete a uma temperatura (-20ºC) mais baixa que 0ºC, pela solução aquosa de NaCl, é explicado pela propriedade coligativa de diminuição da temperatura de início de solidificação.

Outro soluto que pode produzir a mesma diminuição da temperatura que o NaCl é

a) cloreto de potássio (KCl).

b) cloreto de cálcio (CaCl2).

c) glicose (C6H12O6).

d) glicerina (C3H8O3).

03 - (UFU MG/2011) O estudo das propriedades coligativas das soluções permite-nos prever as alterações nas propriedades de seu solvente.

A respeito das propriedades coligativas, assinale a alternativa correta.

a) Se for colocada água com glutamato de monossódio dissolvido para congelar em uma geladeira, a temperatura de fusão da água na solução permanecerá a mesma que a da água pura.

b) As propriedades coligativas independem do número de partículas do soluto na solução, da natureza das partículas e de sua volatilidade.

c) Se forem preparadas duas soluções aquosas de mesma concentração, uma de glutamato de monossódio e outra de açúcar, a temperatura de ebulição da água na solução será maior que a da água na solução de açúcar.

d) Em uma panela tampada, a pressão de vapor da solução aquosa de glutamato de monossódio é maior do que a pressão de vapor da água pura porque a presença do sal facilita a evaporação do solvente.

04 - (UFG GO/2011) As propriedades das soluções que dependem do solvente e da concentração do soluto são denominadas propriedades coligativas. O gráfico a seguir representa as variações de pressão de vapor e temperatura de fusão e ebulição causadas pela adição de um soluto não volátil à água. As linhas contínua e tracejada referem-se à água pura e à solução, respectivamente.

Analisando-se o referido gráfico, conclui-se que as variações em I, II e III representam, respectivamente, as propriedades relacionadas a

a) tonoscopia, crioscopia e ebulioscopia.

b) ebulioscopia, crioscopia e tonoscopia.

c) crioscopia, ebulioscopia e tonoscopia.

d) tonoscopia, ebulioscopia e crioscopia.

e) crioscopia, tonoscopia e ebulioscopia.

05 - (UESPI/2011) Em países frios, é comum a utilização de água e etilenoglicol no radiador de carros para evitar o congelamento do líquido. Esta mistura pode baixar a temperatura de congelamento até –35°C (a água pura congela a 0°C). Esta característica se deve ao fato de que:

a) a temperatura de início de congelamento do solvente de uma solução (água + etilenoglicol) é menor que a temperatura de início de congelamento do solvente puro (água).

b) o etilenoglicol reage com a água liberando energia que irá aquecer o radiador.

c) o etilenoglicol cria uma camada protetora no radiador, impedindo a perda de calor no sistema.

d) quanto menor a concentração da solução, menor será a temperatura de início do congelamento.

e) o composto formado nesta reação, o etilenoglicol hidratado, possui menor ponto de fusão.

06 - (UFAL/2011) A água do mar pode ser considerada como uma solução contendo vários sais dissolvidos. Entre as afirmações a seguir, assinale a que não é correta em relação à água do mar.

a) Um dos sais dissolvidos na água do mar é o cloreto de sódio.

b) A pressão de vapor da água do mar é menor do que a da água pura à mesma temperatura.

c) A temperatura normal de ebulição da água do mar é maior do que a da água pura.

d) A temperatura normal de ebulição da água do mar será sempre maior do que a temperatura normal de ebulição de uma solução de sacarose de concentração, em mol/L, igual à do cloreto de sódio existente na água do mar.

e) A temperatura de solidificação da água do mar permanece constante à medida que o solvente se solidifica.

07 - (UFMG/2010) Ao se preparar uma solução aquosa concentrada de sal de cozinha, NaCl, observou-se, durante a dissolução, um resfriamento do sistema.

Considerando-se a situação descrita e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que

a) a dissolução do NaCl aumenta a energia cinética média das moléculas da água.

b) a quantidade de NaCl dissolvida determina o grau de resfriamento do sistema.

c) a quebra do retículo cristalino do NaCl é um processo exotérmico.

d) a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com