TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Coligativas

Ensaios: Propriedades Coligativas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  1.077 Visualizações

Página 1 de 4

As propriedades coligativas são propriedades que se originam a partir da presença de um soluto não-volátil e um solvente. A intensidade da ocorrência dessas propriedades varia de acordo com a quantidade de partículas encontradas na solução.

Nos países com temperatura ambiente muito alta é usual colocar-se etilenoglicol na água do sistema de refrigeração do motor dos veículos para aumentar a temperatura de ebulição da água, evitando que ela ferva. Nos países com temperaturas muito frias adota-se o mesmo procedimento, porém, neste caso, com o objetivo de reduzir a temperatura de solidificação da água, impedindo assim que ela congele dentro do radiador.

Nas soluções a presença de um ou mais solutos pode modificar certas propriedades chamadas de coligativas. São elas tonoscopia, ebulioscopia, crisoscopia e a osmose, todas relacionadas com a pressão de vapor.

Para estudar tais propriedades, vamos a algumas definições importantes ou melhor, fundamentais para entendermos esse assunto:

- Solução - são misturas homogêneas em que uma substância (em estado sólido, líquido - e até mesmo gasoso) é dissolvida num líquido.

- Solvente - é normalmente, o componente - líquido - de uma solução que dissolve um soluto.

- Soluto - é normalmente, o componente de uma solução que é dissolvido por um solvente.

- Pressão máxima de vapor - é a pressão do equilíbrio entre duas fases (líquido e vapor) medidas a 20° C. A pressão de vapor varia com a temperatura.

- Ebulição - quando a pressão máxima de vapor se iguala à pressão atmosférica (o líquido ferve) a uma certa temperatura. A adição de solutos pode modificar essa temperatura.

- Congelamento - é a temperatura de passagem do estado líquido para o estado sólido.

- Osmose - é a passagem de um solvente de uma solução menos concentrada para uma mais concentrada através de uma membrana semipermeável.

- Fator de Van't Hoff - quantifica as partículas ionizadas ou dissociadas em uma solução.

Então, indo ao que interessa... As Propriedades coligativas são:

• Ebulioscopia

• Tonoscopia

• Crioscopia

• Osmoscopia

Mas, o que significa cada propriedade dessa? Veremos:

Tonoscopia - Ocorre uma diminuição na pressão de vapor do líquido. Essa propriedade estuda o abaixamento da pressão máxima de vapor de um solvente quando lhe é adicionado um soluto não-volátil.

Quanto maior o número de mols de soluto na solução menor a pressão máxima de vapor. Por exemplo: a pressão máxima de vapor da água a 30° C é de 31,82 mm de Hg. Se for acrescentado 1 mol de glicose em 1L de água, a mesma temperatura, essa pressão baixa para 31,26 e para 2 mols 30,7.

Ebulioscopia O ponto de ebulição do líquido aumenta, é o estudo da elevação da temperatura de ebulição do solvente numa solução. A Ebulioscopia é uma das propriedades coligativas, ela surgiu através da análise de soluções misturadas a líquidos puros. O aumento da temperatura de ebulição depende da quantidade de soluto no solvente.

Crioscopia - também chamada de criometria, Estuda a diminuição do ponto de congelamento de um líquido causado pelo soluto não-volátil.

A diminuição da temperatura de congelamento depende da quantidade de soluto no solvente.

Osmoscopia - quando se coloca as batatas descascadas e cortadas em uma solução de água e cloreto de sódio (NaCl), sal de cozinha, a tendência é que a batata desidrate (perca água). O fluxo se dá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com