TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Coligativas

Artigo: Propriedades Coligativas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 5

Pesquisa – Química

Propriedades coligativas

Coligativas

As propriedades coligativas são propriedades que se originam a partir da presença de um soluto não-volátil a um solvente. A intensidade da ocorrência dessas propriedades varia de acordo com a quantidade de partículas encontradas na solução.

As soluções podem ser moleculares quando as partículas encontradas são moléculas e iônicas quando as partículas encontradas são íons.

Um efeito coligativo é uma modificação que ocorre em certas propriedades de um solvente quando adicionamos nele um soluto não volátil. Essa modificação só depende do número de partículas (moléculas ou íons) dissolvidas - e não de suas naturezas. Usamos a expressão soluto não volátil quando o ponto de ebulição do soluto for superior ao do solvente.

Sabemos que, para cada temperatura, a pressão de vapor de um líquido puro depende da fração de suas moléculas, que têm suficiente energia cinética para escapar da atração das moléculas vizinhas:

soluções contendo solutos não voláteis, podendo inclusive tratar-se de espécies iônicas ou moleculares. Em virtude dos efeitos coligativos dependerem do número de partículas presentes, e não da natureza dessas partículas (um mol de íons exerce o mesmo efeito que um mol de moléculas), o efeito será proporcional ao número de íons originados por fórmula do composto iônico (para solutos iônicos).

- Solução - são misturas homogêneas em que uma substância (em estado sólido, líquido - e até mesmo gasoso) é dissolvida num líquido.

- Solvente - é normalmente, o componente - líquido - de uma solução que dissolve um soluto.

- Soluto - é normalmente, o componente de uma solução que é dissolvido por um solvente.

- Pressão máxima de vapor - é a pressão do equilíbrio entre duas fases (líquido e vapor) medidas a 20° C. A pressão de vapor varia com a temperatura.

- Ebulição - quando a pressão máxima de vapor se iguala à pressão atmosférica (o líquido ferve) a uma certa temperatura. A adição de solutos pode modificar essa temperatura.

- Congelamento - é a temperatura de passagem do estado líquido para o estado sólido.

- Osmose - é a passagem de um solvente de uma solução menos concentrada para uma mais concentrada através de uma membrana semipermeável.

- Fator de Van't Hoff - quantifica as partículas ionizadas ou dissociadas em uma solução:

1. Tonoscopia - também chamada de tonometria, é o estudo da diminuição da pressão máxima de vapor em uma solução pela adição de um soluto não volátil.

Quanto maior o número de mols de soluto na solução menor a pressão máxima de vapor. Por exemplo: a pressão máxima de vapor da água a 30° C é de 31,82 mm de Hg. Se for acrescentado 1 mol de glicose em 1L de água, a mesma temperatura, essa pressão baixa para 31,26 e para 2 mols 30,7.

2. Ebulioscopia - também chamada de ebuliometria, é o estudo da elevação da temperatura de ebulição de um solvente com a adição de um soluto.

O aumento da temperatura de ebulição depende da quantidade de soluto no solvente.

3. Crioscopia - também chamada de criometria, é o estudo da diminuição da temperatura de congelamento de um solvente com a adição de um soluto.

O diminuição da temperatura de congelamento depende da quantidade de soluto no solvente.

4. Pressão Osmótica - quando se coloca as batatas descascadas e cortadas em uma solução de água e cloreto de sódio (NaCl), sal de cozinha, a tendência é que a batata desidrate (perca água). O fluxo se dá sempre do meio menos saturado para o meio mais saturado.

A pressão osmótica é a pressão externa que deve ser aplicado ao sistema para impedir a osmose que depende da molaridade da solução.

O que acontece com o ponto de ebulição da água se adicionarmos sal de cozinha? Por que a água ferve mais rápido em locais de elevada altitude? Por que se adiciona sal nas estradas no inverno?

Estas perguntas estão relacionadas à propriedades que comparam o comportamento das soluções com o seu solvente puro.

São propriedades coligativas das soluções são aquelas que se relacionam diretamente com o número de partículas de soluto que se encontram dispersas (dissolvidas) em um determinado solvente. Dependem do número de partículas dispersas na solução, independente da natureza dessa partícula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com