TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA INFANTL

Dissertações: LITERATURA INFANTL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  2.879 Palavras (12 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 12

DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

INTRODUÇÃO

O professor, de um modo geral, na realidade da sala de aula, das orientações, do trabalho com os alunos, da vida institucional e escolar, enfrenta os problemas de uma prática difícil de ser realizada e, mais ainda, de ser refletida. Esse professor,que nem sempre pode preparar as aulas como gostaria,nem sempre acerta no que faz, apesar das boas intenções, atrapalha-se, equivoca-se. Apesar disso,trabalha esperando o melhor para seus alunos e desejando que,quando adultos,possam quem sabe,substituí-lo de modo mais pleno. O que é uma prática reflexiva?Por que, hoje é tão considerar a prática reflexiva na escola?Prática e reflexão nem sempre foram tão unidas quanto á palavra prática reflexiva pretende sugerir. Temos ainda em nossa lembrança, cultura e hábitos, uma ideia de que a reflexão é privilégio de algumas pessoas e que requer condições nem sempre disponíveis para nós.

O magistério como muitas profissões, precisa ser trabalhado de uma forma reflexiva no sentido forte dessa palavra. A escola como parte de uma sociedade complexa, a escola que se quer para todas as crianças deve saber oferecer algo melhor para todas elas, em sua diversidade, singularidade, no que de bom, ruim, torto, insuficiente elas trazem da sua vida lá fora. Praticar a reflexão e refletir sobre a prática é uma das condições para isso.

DIVERSIDADE NO DIA A DIA DA PRÉ-ESCOLA

Educação Infantil

Pré-escola – 4 e 5 anos

Preconceitos, rótulos, discriminação. É inevitável: desde muito cedo, os pequenos entram em contato com esses discursos negativos. Para que eles saibam lidar com a diferença com sensibilidade e equilíbrio, é preciso que tenham familiaridade com a diversidade e não apenas em projetos com duração definida ou em datas comemorativas,como ainda é habitual em vários lugares.Melhor que isso é abordar o tema de jeito natural, inserindo-o em práticas diárias, como brincadeiras,leitura e música.

OBJETIVOS

Trabalhar a questão da diversidade diariamente em sala de aula.

Construir identidades raciais e de gênero positivas.

Estimular o respeito ás diferenças.

TEMPO ESTIMADO

O ano todo

MATERIAL NECESSÁRIO

Livros, CDs, DVDs ,brinquedos e instrumentos musicais.

DESENVOLVIMENTO

1ª ETAPA

No momento da aquisição de materiais didáticos para a turma, selecione itens levando em Edeficiência e grupos de diferentes culturas.

2ª ETAPA

Para que a postura em casa ajude a iniciativa na escola ,envolva os pais no trabalho.Organize uma reunião com eles para explicar a importância de abordar a diversidade no dia a dia.Estimule que cada um faça um exame crítico de seu próprio comportamento,refletindo sobre como isso influencia os pequenos.

3ª ETAPA

No convívio com as crianças, ao notar manifestações de preconceito, intervenha mostrando a importância do respeito ás diferenças e da auto aceitação. Uma boa estratégia é apoiar-se nos exemplos trazidos pelo material selecionado.

AVALIAÇÃO

No diário de classe ,crie um espaço para registro do comportamento em relação às questões de raça,gênero e deficiência.Considere também a produção da turma (desenhos,cartazes etc.) para identificar os que precisam de apoio para aceitar sua identidade e a dos colegas.

TURMA 1º B DO ENSINO FUNDAMENTAL

Observando a forma da professora em sala de aula, com relação a prática de ensino e a relação professor X aluno apresenta uma reflexão teórica acerca do planejamento escolar e da sua relação com as estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor em sala de aula.Tendo como ponto de partida a utilização do diálogo.Dessa forma considera-se que o diálogo como fator importante para transformação e, em particular da relação professor X aluno.

A organização da rotina escolar é uma etapa de grande necessidade por se tratar da melhor maneira de aproveitar o tempo e o conteúdo a ser trabalhado e é de suma importância quando se trata dos anos iniciais de alfabetização. Quando as crianças chegam a escola, necessitam de rituais que marquem o seu dia.O tempo do encontro, inicia com roda de conversa, em seguida a professora faz a leitura em voz alta, também as atividades são desenvolvidas no pátio, com brincadeiras.O tempo das lições feitas em sala de aula e assim por diante.As atividades permanentes são fundamentais para o processo de alfabetização .Por isso são praticadas diariamente.As atividades sequenciais, assim como os projetos didáticos são formas organizadas de se atingir diversos objetivos didáticos relacionados ao ensino aprendizagem da leitura e escrita, apresenta atividades que são repetidas todos os dias, são elas:

Chamada das crianças, as crianças contam juntamente com a professora quantos meninos e meninas estão presentes na classe. Coloca as seguintes informações na lousa:

Escolha do ajudante do dia, rotina, leitura, atividades diversificadas, sala de vídeo, biblioteca, são escaladas pelo estabelecimento de ensino. As demais atividades o professor que escolhe.

Um papel importante é o trabalho desenvolvido em dupla que contribui muito para que o aluno tenha maior segurança no desenvolvimento de novas atividades com características que ainda não dominam. Há um grande enfoque. No entanto o professor é desafiado a ir além e confrontar com os problemas às situações.Esse fator tem sido um dos focos principais preocupações na situação atual do ensino.O maior problema enfrentado pelo professor é a apatia, a falta de entusiasmo, a indiferença ou insensibilidade aos acontecimentos.È a práxis pedagógica, como responsabilidade direta dos professores, que possibilitará aos alunos compreensão, por meio de um trabalho que evidencie desde os anos iniciais a relação teórico prática, transformadora.O professor é diretamente responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com