TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA E FORNECIMENTO DE REDE COMO VANTAGEM COMPETITIVA

Projeto de pesquisa: LOGÍSTICA E FORNECIMENTO DE REDE COMO VANTAGEM COMPETITIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.516 Palavras (15 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 15

A logística sempre existiu e está presente no dia-a-dia de todos nós, nas mais diversas atividades, ou seja, se desejamos adquirir um produto ou se planejamos as tarefas a serem realizadas durante o dia é a Logística que permite que tudo aconteça.

Origem

Ao decidir avançar suas tropas, seguindo uma determinada estratégia militar, os generais precisavam ter, sob suas ordens, uma equipe que providenciasse o deslocamento, na hora certa, de munição, alimentos equipamentos e socorro médico para o campo de batalha. Foi o que também ocorreu nas empresas durante um bom período de tempo. Uma indústria precisa transportar seus produtos da fábrica para os depósitos ou para as lojas de seus clientes; precisa também providenciar e armazenar matéria-prima em quantidades suficientes para garantir os níveis de fabricação planejados. Por outro lado, em razão das descontinuidades entre o ritmo de produção e de demanda, precisa manter produtos acabados em estoque. Essas operações eram antigamente consideradas atividades de apoio, inevitáveis. Os executivos entendiam então que, no fundo, tais operações não agregavam nenhum valor ao produto. Dentro da organização empresarial, esse setor era encarado como um mero centro de custo, sem maiores implicações estratégicas e de geração de negócios.

Na Antigüidade, as mercadorias que as pessoas desejavam não eram produzidas onde elas gostariam de consumi-las ou não eram acessíveis quando as desejavam. Alimentos e outros bens de consumo estavam amplamente dispersos e disponíveis em abundância apenas em certos períodos do ano. As pessoas tinham que consumir as mercadorias imediatamente nos locais onde as encontravam, ou precisavam transferi-las para um local de sua preferência e armazená-las para uso posterior. Entretanto, devido à ausência de um sistema de transporte bem desenvolvido e de sistemas de armazenagem, o movimento de mercadorias era limitado ao que um indivíduo podia transportar e a armazenagem de perecíveis era possível apenas por um curto período de tempo. Essas limitações dos sistemas de movimentação e de armazenagem forçaram as pessoas a viverem perto das fontes de produção e a consumirem uma estreita gama de mercadorias. Mesmo hoje, em algumas áreas do mundo, o consumo e a produção estão em regiões geográficas muito limitadas. Exemplos impressionantes ainda podem ser observados em alguns países da Ásia e da África, onde grande parte da população vive em pequenas aldeias, e a maioria do que necessitam é produzida em uma vizinhança próxima. Algumas mercadorias são trazidas de outras áreas. A eficiência produtiva e o padrão de vida são geralmente baixos nesse tipo de economia. O principal motivo para isso é a falta de sistemas logísticos bem desenvolvidos e baratos que possam encorajar uma troca de mercadorias com outras áreas produtivas do país. Quando o sistema logístico melhorou, o consumo e a produção começaram a separar-se geograficamente. As regiões se especializaram nas mercadorias que poderiam ser produzidas com mais eficiência. O excesso de produção poderia ser transportado de forma econômica para outras áreas produtivas ou consumidoras, enquanto que os produtos necessários que não fossem produzidos no local seriam importados. Ontem a Logística era vista como um mero gerador de custos dentro da empresa e hoje ela é considerada uma atividade estratégica dentro das organizações.

Logística é o processo de gerenciamento estratégico da compra, do transporte e da armazenagem de matérias-primas, partes e produtos acabados (além dos fluxos de informação relacionados) por parte da Organização e de seus canais de marketing, de tal modo que a lucratividade atual e futura sejam maximizadas mediante a entrega de encomendas com o menor custo associado. A Logística é essencialmente a orientação e a estrutura de planejamento que procuram criar um plano único para o fluxo de produtos e de informação ao longo de um negócio. A Cadeia de Suprimentos apóia-se na estrutura logística e procura criar vínculos e coordenação entre os processos de outras organizações existentes no canal, ou seja, fornecedores, clientes e a própria organização. É a gestão das relações a montante e a jusante com fornecedores e clientes para entregar mais valor ao cliente, a um custo menor para a cadeia de suprimentos como um todo. É uma rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente, em regime de cooperação mútua, para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias-primas e informação dos fornecedores para os clientes finais. Está no gerenciamento das relações, atingir um resultado mais lucrativo para todas s partes da cadeia Está na cooperação e na confiança e no reconhecimento de que devidamente gerenciado, “o todo pode ser maior que a soma de suas partes”.

Vantagens

Acirramento da concorrência

- Globalização

- Pressão descendente sobre preços

- Menor fidelização dos clientes

Vantagem Competitiva: Excelência de produto x Excelência de processo.

A LOGÍSTICA E A CADEIA DE SUPRIMENTOS COMO VANTAGEM COMPETIVA

A condução eficaz da logística e do gerenciamento da cadeia de suprimentos pode fornecer importante fonte de vantagem competitiva, ou seja, uma posição de duradoura superioridade em relação aos concorrentes, em termos de preferência do cliente, pode ser obtida mediante o melhor gerenciamento da logística e da cadeia de suprimentos

Exemplos:

Tempo de entrega de produtos adquiridos (entregas rápidas); Embalagem de proteção de um produto (maior resistência); Agilidade no processo de compras. Informações confiáveis sobre o produto. Serviços especiais.

etc

A fonte de vantagem competitiva está:

Na capacidade da organização de se diferenciar aos olhos do cliente e de seus concorrentes.

Em operar a um custo menor e, portanto, com maior lucro.

Buscar uma vantagem competitiva sustentável e defensável tem sido a preocupação de todos o administrador que esteja consciente das realidades do mercado. Não é mais aceitável supor que bons produtos vendem por si mesmos nem é aconselhável imaginar que o sucesso de hoje estará garantido amanhã. Fundamentalmente, o sucesso comercial deriva ou de uma VANTAGEM DE CUSTO ou de uma VANTAGEM DE VALOR ou ainda de ambos. Em qualquer setor, o concorrente que mais lucra tende a ser o produtor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com