TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA INTEGRADA

Trabalho Universitário: LOGÍSTICA INTEGRADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com Coelho (2011), “A logística integrada se propõe a estudar os sistemas complexos de maneira global, de forma que as relações existentes entre as diferentes partes sejam consideradas, e não se tente otimizar uma parte em detrimento do todo”. Ou seja, isolada a logística não funciona perfeitamente como deveria.

"A logística é responsável pelo planejamento, operação e controle de todo o fluxo de mercadorias e informação, desde a fonte fornecedora até o consumidor" (ALT & MARTINS, 2000: 252). Para tal faz-se necessário que um acompanhamento mais intenso seja parte do planejamento, pois esta envolve desde a integração de informações, transportes, estoques, armazenamento, manuseio de materiais e embalagens. Todas atuando em conjunto de forma estimulante.

Atualmente a modalidade de compras via internet é uma forma de comércio que vem crescendo de forma notória, para assegurar a confiabilidade de seus compradores, as empresas buscam através da logística, no prazo de entrega principalmente, a fidelidades destes.

“A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo dos produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de propiciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”. (BALLOU, 1993, p. 24).

A principal vantagem que as empresas que atuam na internet têm está justamente ligada à comunicação, pois através dela as transportadoras podem compartilhar informações em tempo real com fornecedores e clientes, e é esse diferencial que ameniza o efeito causado pela concorrência trazida com a globalização. Geralmente essas empresas trabalham em mercados que possibilitam a troca de informações entre si, e assim utilizam a web como principal ferramenta de trabalho. Nesse contexto podemos utilizar como exemplo a realização de pesquisas que verificam preços de combustíveis mais baratos, e estejam no trajeto a ser realizado pelos caminhões.

Podem ser localizados nesse sistema equipamentos e peças na web, e assim possibilitar adquirir produtos com um bom serviço de entrega, tendo maior segurança em sua conduta, e porque não dizer tendo o custo reduzido. Enfim, o processo de pesquisa proporcionado por esse meio de comunicação inserido na integração mundial (internet e globalização) permite acrescentar algo que torne a empresa singular, e, ao mesmo tempo, destaque uma posição no mínimo semelhante para que possa haver uma competição saudável e não inferior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com