TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOTEAMENTOS E INCORPORAÇÕES

Trabalho Escolar: LOTEAMENTOS E INCORPORAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 3

Loteamento e incorporações Aula 01

Alguns esclarecimentos

Qualquer iniciativa para investimento é necessário que se faça um estudo detalhado sobre todas as ameaças, possíveis riscos, possíveis oportunidades, pontos fortes e pontos fracos, detalhando o planejamento de forma que fique o mais claro possível o todo que envolve o empreendimento que se almeja.

Para realizar um empreendimento imobiliário, que normalmente demanda grande investimento, há ser muito criterioso na realização desse estudo, pois, após iniciada as obras e realizado os investimentos, muitas vezes não há mais volta.

Isto posto, para que você tenha conhecimento para atuar como profissional na área imobiliária é importante que tenha embasamento teórico e prático sobre essas atividades de competência profissional.

Para tanto, as atividades acadêmicas a serem desenvolvidas nesta disciplina são de cunho prático, onde se buscar fazer com que o acadêmico aprenda a aprender fazendo.

ATIVIDADE

1 - Tendo como base teórica o Guia de estudos, descreva o que você entendeu sobre os cuidados e procedimentos necessários antes de se investir em um empreendimento de parcelamento de solo (Loteamento).

Para se fazer um loteamento é necessário um grande investimento, portanto antes de se iniciar o processo de parcelamento de uma gleba é necessário um estudo detalhado da área e da documentação dos proprietários. Destacando também a importância de ter um acompanhamento de um profissional experiente, pois com seu conhecimento poderá evitar que o proprietário invista em áreas inviáveis.

Vários fatores deverão ser estudados:

1) verificar se o título aquisitivo encontra-se registrado no Cartório de Registro de Imóveis, retirando uma certidão vintenária, analisando todas as transcrições existentes, identificando possíveis problemas que podem atrapalhar o processo de parcelamento do imóvel.

2) verificar se não existem pessoas que possam reivindicar a posse do imóvel, como caseiros, comodatários, etc.

3) verificar se as ruas estão atualizadas na matricula do imóvel, o estado civil dos proprietários, se está de acordo com o que consta na matrícula, se são casados, houve alguma separação, divórcio ou qualquer outra mudança de estado civil, estas deverão ser averbadas na matrícula do imóvel.

4) Fazer um levantamento das medidas da área, solicitando a assinatura dos extremantes, declarando que aceitam as medidas existentes.

5) Verificar junto a Prefeitura Municipal se existe alguma restrição, como direito de preempção, interesse do município em aproveitar a área para programas sociais.

6) No caso do imóvel limitar-se com ferrovias, rodovias, dutos, redes de energia elétrica de alta tensão considerar os limites de faixas non-aedificand, consultando os órgãos competentes.

7) Verificar junto a Prefeitura Municipal se área pertence as zonas residências, industrias, de comércio.

8) Verificar junto ás concessionárias de serviço público de energia elétrica, abastecimento de agua, coleta de esgoto, rede de telefonia, ou apresentar soluções para suprir o problema, como a instalação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com