TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUANA RIBEIRO DE CARVALHO

Por:   •  9/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Amplificador com TDA 2002

LUANA RIBEIRO DE CARVALHO

[pic 1]

SÃO LUIS-MA

2013

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO

2- O TDA2002

3- COMO FUNCIONA

4- O CIRCUITO DE MONTAGEM

5- COMPONENTES UTILIZADOS

6- CONCLUSÃO

7-BIBLIOGRAFIA

1-INTRODUÇÃO

        Projetos de intercomunicadores, receptores de diversos tipos, sirenes, sistemas de aviso, caixas amplificadas para instrumentos musicais e computadores exigem amplificadores de áudio de boa potência. Uma solução interessante é a que se baseia em circuitos integrados específicos que exigem poucos componentes externos, possuem excelente rendimento e características de potência e distorção de qualidade. O TDA2002, também especificado como uPC2002 é um desses circuitos integrados. O TDA2002 pode fornecer potências que chegam aos 8 Wrms ou 30 Wpmpo com pouquíssimos componentes externos e tem uma sensibilidade de apenas 50 mV para plena potência. Muitos equipamentos comerciais usam este módulo tanto pela sua facilidade de obtenção como pelo seu baixo custo.

2- O TDA2002

O circuito integrado TDA2002 é um amplificador de potência, basicamente projeto para aplicações em toca-fitas e auto-rádios. A figura 1 mostra a pinagem deste circuito integrado.

 

[pic 2]

Figura 1 - Pinagem do TDA2002

 

Tensão de Alimentação (Vs)................8 a 18 V

Corrente Quiescente (Is) .....................45 a 80 mA

Potência de saída (Po)

d = 1-%, RL = 2 ohms .................4,8 W (min)

Vs = 16 V , RL = 2 ohms .............10 W (tip)

Sensibilidade:

Po = 0,5 W , RL = 4 ohms ..........15 mV

Po = 6 W , RL = 2 ohms ............. 50 mV

Resposta de Freqüência............. 40 a 15 000 Hz

Ganho de tensão (Gv)..................80 dB (open loop)

Valores máximos de segurança tda-2002

Tensão de pico de alimentação (50ms) 40V

Tensão de alimentação 28V

Tensão de alimentação operacional 18V

Corrente de saída (repetitiva) 3,5A

Corrente de saída (não-repetitiva) 4,5A

Potência dissipada (Tc=90°C) 15W

Temperatura durante soldagem (10s) 260°C 

 

3- COMO FUNCIONA

O circuito integrado TDA2002 reúne em seu interior todos os componentes básicos necessários à elaboração de um amplificador completo. Apenas os capacitores de maior valor são externos e a rede de resistores formada por R1 e R2 que determina o seu ganho. A relação entre os valores desses componentes determina o ganho de tensão do circuito que foi fixado para aproximadamente 100 vezes. A rede formada por C6 e R3 é um "bootstrap", ou seja, uma rede que compensa as características indutivas do alto-falante de modo a manter constante a impedância de saída, e com isso as características do amplificador.

A corrente exigida pelo circuito à plena potência com alimentação máxima chega aos 3,5 A, o que significa que, uma boa fonte deve ser utilizada na sua alimentação. A filtragem da fonte também é muito importante. Na entrada de alimentação temos dois capacitores que  foram montados o mais próximo possível do pino de alimentação do circuito integrado. O capacitor de maior valor serve como filtro para as variações de corrente quando o amplificador opera com sinais de áudio. O capacitor de menor valor serve para desacoplar as componentes de alta frequência do circuito evitando instabilidade, já que o capacitor eletrolítico, por suas características indutivas não consegue fazer isso. A impedância da carga influi na potência, no entanto, ela não pode ser menor do que 2 ohms. Com impedâncias maiores do alto-falante, o circuito opera perfeitamente, mas sua potência será um pouco menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (760.8 Kb)   docx (668.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com