TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUPO - HISTÓRIA

Tese: LUPO - HISTÓRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Tese  •  3.099 Palavras (13 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 13

1. LUPO - HISTÓRIA

Lupo se reinventa ao longo de 90 anos

Para uma marca completar 90 anos é necessário esforço e capacidade de atualização. Expandindo sua linha de produtos e sabendo se ajustar a cada época, a Lupo completa nove décadas. Hoje, a marca brasileira está presente em 30 países e expõe seus produtos em mais de 400 mil pontos de venda, entre lojas exclusivas e multimarcas. No Brasil, são 200 franquias operadas pela empresa e 188 lojas próprias.

A presença em todos os estados do país faz com que a companhia comemore os 50% de market share. A empresa também conta com uma loja virtual, a Lupo Store, remodelada recentemente. Para continuar crescendo, o foco atual é a segmentação no varejo para atingir novos públicos. Em dezembro de 2010, foi inaugurada uma loja conceito sob a bandeira Lupo Lingerie, na Oscar Freire, em São Paulo. Cerca de 80% do mix de produtos é voltado para o público feminino.

“A cada ano, a Lupo registra crescimento de 25% no Brasil. Apesar de exportarmos para países ricos, a América do Sul ainda é nosso mercado mais forte”, afirma Valquirio Cabral Junior, Diretor Comercial da Lupo, em entrevista ao Mundo do Marketing.

1.1. Evolução da empresa

A história da marca começa em março de 1921, quando Henrique Lupo funda, em Araraquara, São Paulo, a fábrica Meias Araraquara. No ano de 1937, a empresa passa a se chamar Meias Lupo S/A. Mas é a partir de 1947 que a marca começa a ganhar força. Entre os destaques está o fato de que a companhia ter sido uma das primeiras a utilizar o Nylon como tecido no Brasil.

Com o crescimento dos negócios, é inaugurado um prédio de oito pavimentos para comportar tanto o setor administrativo, como o industrial. A partir da década de 1960, a companhia passa a investir agressivamente na produção, comprando máquinas e mecanizando parte dos processos.

Em 1979, a Lupo ganha uma nova fábrica, às margens da rodovia Washington Luiz. A expansão possibilita um investimento maior na linha de produtos e permite que a empresa passe a vender outros itens, além de meias. Em 1980 é lançada a linha de meias-calças Loba, que se tornou um dos maiores sucessos de venda da Lupo. Já na década de 1990 é apresentada ao mercado a linha de cuecas.

1.2. Investimento em esporte para conquistar outros públicos

Sempre com foco em aumentar as opções de produtos para os consumidores, nos últimos anos, a Lupo tem investido em sua linha esportiva, a Lupo Sport. Em 2009, a marca fechou seu primeiro acordo com o clube Náutico Capibaribe, fornecendo material esportivo para a equipe. Hoje, a empresa patrocina 35 clubes brasileiros, como o Guarani, o Duque de Caxias e o São Caetano.

Outra ação focada no esporte foi o lançamento de meias comemorativas para a Copa do Mundo de 2010. As peças traziam a mascote da competição e o logotipo do evento. A coleção possuía produtos tanto para profissionais, como para mulheres e crianças. A iniciativa teve como objetivo atrair novos públicos e investir no Marketing de Oportunidade, aproveitando a exposição que a Copa permitia.

Manter uma marca viva por tanto tempo exige a observação de alguns critérios. “O gerenciamento deve ser muito bem administrado, os produtos têm que oferecer qualidade sempre e o preço precisa ser compatível com o público alvo. A empresa também deve investir em uma boa distribuição e estratégias de Marketing que criem um relacionamento emocional com a marca”, explica Ricardo Teixeira, Coordenador de Curso do FGV Management, ao Mundo do Marketing.

1.3. Interferência do clima nas vendas

Para promover os lançamentos e divulgar suas linhas de produtos, a empresa conta com a revista Lupo Magazine. A publicação trimestral foi criada em 2005 e é distribuída gratuitamente em todas as lojas do Brasil. Além dos lançamentos da marca para cada estação, é possível conferir dicas de moda, culinária e entrevistas com personalidades que fazem parte da história da Lupo.

Iniciativas como a revista visam manter a marca próxima do consumidor durante todo o ano. Apesar de o calendário comercial contribuir para as vendas, é no inverno que a empresa garante boa parte do seu faturamento. “Temos picos de venda nas datas comemorativas, como Dia dos Namorados e Dia dos Pais, mas durante o inverno o nosso faturamento se eleva 35% a mais do que em outros períodos”, diz o Diretor Comercial da Lupo.

A Lupo também investe em sustentabilidade e inclusão social, ao contratar pessoas portadoras de necessidades especiais. Já no processo fabril, os resíduos da produção são reciclados para diminuir o impacto no ambiente e toda água utilizada no resfriamento das máquinas é reutilizada. Para a Lupo, o maior trunfo, no entanto, é a confiança dos consumidores, que ajuda no processo de ampliação de portfólio.

“No passado, as empresas primavam pela qualidade do produto. Com o desenvolvimento dos mercados, as companhias passaram a trazer um mix maior e mais diferenciado de itens. Quando a confiança em determinada marca é grande, os consumidores transferem essa credibilidade para os lançamentos”, exemplifica Teixeira.

1.4. Histórico da Empresa

1888 | Nosso principal protagonista, Henrique Lupo, a bordo do navio Buenos Aires, desembarcou com a família no porto de Santos, no dia 12 de maio de 1888, com apenas 11 anos de idade.

1902 | Com o aprendizado de relojoeiro que o seu pai Teodoro exercia na Itália, Henrique montou uma relojoaria e bijuteria na antiga rua do comércio, 78, atual 9 de julho, largo de santa cruz, Centro de Araraquara.

1921 | Em 21 de março de 1921, foi fundada a fábrica de meias Araraquara (nome fantasia), onde realmente a história da empresa Lupo começou.

1947 | A empresa já despontava no cenário brasileiro como a maior fabricante de meias masculinas, todas produzidas em 100% algodão e com a mais alta qualidade.

Nesse mesmo ano, a Lupo recebeu as primeiras amostras do fio sintético que iria revolucionar o mercado de meias no mundo inteiro, o nylon.

1955 | Em 1955 foi inaugurada uma nova construção em forma de "l", com quatro pavimentos para uso administrativo e industrial. Neste novo local instalou-se um relógio de quatro faces que passou a ser um símbolo para a cidade, integrando cada vez mais a Lupo à comunidade.

1960 | Nesta época o grande desafio da empresa foi adquirir as primeiras máquinas para a fabricação de meias femininas. Com 474 agulhas, produziam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com