TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laranja Mecânica e o Condicionamento Operante

Por:   •  3/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 2

Laranja Mecânica e o Condicionamento Operante

O filme Laranja mecânica (1971) narra a história de um jovem delinquente, Alex DeLarge que junto com seus “drugues”, Pete, Georgie e Dim formam uma gangue criminosa que aterrorizava a sociedade com violência, brigas e estupros. Que após tentativa de roubo mal sucedida acaba cometendo assassinato e depara-se com a traição de seus cúmplices o que deu sequência a uma mudança radical em sua vida, sendo condenado a 14 anos de prisão.

Nesse meio termo surge a técnica Ludovico, criada pelo estado, onde é realizado uma lavagem cerebral nos prisioneiros em duas semanas, visando uma recuperação rápida que solucionaria posteriormente os investimentos direcionados aos presídios.

Alex, aceita ser cobaia desse experimento pensando na antecipação de sua liberdade, a técnica é feita através de torturas que causam aversões na sua mente em relação a suas práticas anteriores, no qual é submetido a assistir cenas de ultraviolência, estupro e discursos nazista, sob feito de um remédio que causa um extremo desconforto, associando o efeito da droga com as cenas assistidas, gerando um condicionamento por meio da dor. Então volta as ruas modificado, quando pensa ou tenta algum ato violento o seu organismo reage com crises de pânico, vomito e tontura, tornando seu corpo sua própria punição.

Alex continua a pensar em cometer crimes, o que lhe impede é a reação do seu corpo, o efeito da terapia pode ser considerado temporário, já que a exposição a violência, o tornaria violento de novo, ou seja ele não deixou de ser “mal”, ele só está condicionado a ser “bom”, ou seja para que ele continue agindo de forma imparcial ele deveria continuar uma manutenção da técnica usada, fazendo com que as aversões criadas em sua mente continuasse existindo de modo eficaz.

Para compreendermos a relação do filme com a teoria do condicionamento operante (skinner) é preciso analisar o comportamento anterior e posterior do personagem. No início as suas práticas violentas sempre são reforçadas pelos amigos, por exemplo na cena onde ele agride um bêbado, as risadas funcionam como um reforço positivo, fazendo com que ele continue a agressão. O reforço negativo é percebido nas cenas onde ele é torturado, ou seja as torturas (reforço negativo) tem o efeito de repulsão as suas práticas antigas.

Conclui-se que o elo do filme com as abordagens estudas em sala de aula, consiste no método que promove resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a vincular a necessidade à conduta.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINORTE

Discente:

Anna Gabriella da Silva Costa

Evelyn Cristine Ribeiro de Melo

Débora Carolina Monteiro da Rocha

Sabrina Vale Aguiar

Natalya Savitry Matos Almada

Luma da Costa Araújo

Assunto abordado:

Análise Crítica do filme “Laranja Mecânica” associada ao Condicionamento Operante

2019

Rio Branco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com