TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatórios das Práticas de Condicionamento Operante

Por:   •  30/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Relatórios das Práticas de Condicionamento Operante

Prática 01: TREINAMENTO PARA O USO DO ALIMENTADOR

Duração da prática 01: 53:38min.

Prática 02: MODELANDO SNIFFY PARA PRESSIONAR A BARRA

Duração da prática 02: 1h e 12min. 

Objetivos:

Prática 01: Associar o mecanismo de som a presença do alimento.

Prática 02: Modelar Sniffy para pressionar a barra.

Prática 04: Verificar as mudanças de comportamentos ocorridas após a suspensão do reforço positivo.

Prática 05: Verificar as mudanças de comportamentos ocorridas após a extinção do comportamento de pressão a barra.

Fundamentação Teórica:

Prática 01 e 02: Através do condicionamento operante podemos ensinar novos comportamentos através de estímulos reforçadores. De acordo com Moreira e Medeiros (2007), o reforço pode ser definido como estímulos que aumentam a frequência do comportamento reforçado. Pode-se dizer que o reforço positivo é quando um estímulo fortalece determinada resposta, no experimento quando Sniffy pressiona a barra e libera a pelota de comida, ele é reforçado positivamente, a grandes chances desse comportamento se repetir.

O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que geram mais reforço em média, tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, a modelagem é uma técnica usada para se ensinar um comportamento novo por meio de reforço diferencial de aproximações sucessivas até chegar ao comportamento final. Ensinar um novo comportamento, tem como umas das características fundamental da modelagem é a imediaticidade do reforço, ou seja , quanto mais rápido for a resposta do reforço, mais eficaz ele será. O reforço é apresentado para que exista progresso e, então suspenso até que ocorra mais progresso.

Prática 04: Como pode instalar comportamentos, pode-se retirar esse condicionamento, Skinner classificou esse método como extinção. Conforme Moreira e Medeiros (2007), o princípio da extinção afirma que, se numa dada situação, se um indivíduo emitir uma resposta previamente reforçada e essa resposta não receber uma consequência reforçadora, repetidas vezes a probabilidade de emitir tal comportamento pode diminuir, ou seja, se a apresentação da comida é uma variável responsável pelo aumento da frequência da resposta de pressão a barra, retirar este reforçador, deve produzir um efeito contrário. (Punição)

Prática 05: Como no condicionamento clássico, a extinção não anula ou apaga por completo um comportamento aprendido. A recuperação espontânea pode ocorrer passado um determinado período de tempo após a extinção inicial. Nesse caso do rato se a pressão sobre barra deixou repetidas vezes de ser reforçada com comida, o animal pode envolver-se em outras atividades, interferindo com a ação aprendida em virtude do reforço, ajudam a que este se extinga. Mas como a resposta treinada foi a de pressionar a barra, se alguns dias depois voltarmos a colocar o rato na caixa experimental, ao fim de pouco tempo voltará a pressionar a barra. A completa extinção da resposta requer várias sessões e vários dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com