TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Larissa Rossini

Trabalho Escolar: Larissa Rossini. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITARIO DA FUNDAÇÃO

EDUCACIONAL DE BARRETOS

Engenharia Química

Relatório – Laboratório de Engenharia Química I

Viscosidade

Disciplina: Laboratório de Engenharia Química I

Turma: 8º Termo/Noturno

Professor: Marcelo Henrique da Silva

Data da Experiência: 14/10/2014

Nome dos componentes:

RA

Gabriel Canevaroli

Gustavo Delgado

Pérsida Mendonça

Maria Julia Neves

Larissa Rossini

2 semestre

Barretos/2014 

RESUMO

O experimento realizado teve por objetivo encontrar a viscosidade dinâmica de diferentes fluidos utilizando diferentes métodos e cálculos.

INTRODUÇÃO

A viscosidade é o atrito interno em um fluido. As forças viscosas se opõem ao movimento de uma extremidade do fluido em relação à outra. Os efeitos da viscosidade são importantes para o escoamento através de tubos, para o escoamento do sangue, para a lubrificação de diversas partes das máquinas e para muitas outras situações.

Um fluido viscoso tende a aderir sobre uma superfície sólida em contato com ele. Existe uma camada fina chamada de camada limite do fluido nas proximidades da superfície, ao logo da qual o fluido esta praticamente em repouso em relação à superfície sólida.

Uma porção do fluido que possui uma forma em um dado instante possuirá uma forma diferente em outro instante e vai se tornando cada vez mais distorcida à medida que o movimento continua. Ou seja, o fluido sofre uma contínua deformação de cisalhamento. Para manter este movimento é necessário aplicar uma força constante da direita para a esquerda sobre a placa superior e uma força de módulo igual aplicada da direita para a esquerda sobre a placa inferior para manter o escoamento estacionário. Sendo A a área de cada placa, a razão F/A é a tensão de cisalhamento exercida sobre o fluido.

Os fluidos que se escoam velozmente, como a água e a gasolina, possuem viscosidades menores do que as viscosidades dos fluidos “pegajosos”, tais como mel e o óleo de motor. As viscosidades dos fluidos são fortemente dependentes da temperatura, aumentando para os gases e diminuindo para os líquidos à medida que a temperatura aumenta. A redução das variações da viscosidade com a temperatura é um objetivo importante no projeto de óleos para serem usados como lubrificantes de máquinas.

A lei de Stokes refere-se à força de fricção experimentada por objetos esféricos que se movem no seio de um fluido viscoso, num regime laminar de números de Reynolds de valores baixos. Foi derivada em 1851 por George Gabriel Stokes depois de resolver um caso particular das equações de Navier-Stokes. De maneira geral, a lei de Stokes é válida para o movimento de partículas esféricas pequenas, movendo-se a velocidades baixas.

O viscosímetro de Copo Ford é um tradicional equipamento largamente utilizado no controle de viscosidade cinemática de tintas, resinas, vernizes e quaisquer outros líquidos com propriedades Newtonianas.

MATERIAIS

Os materiais utilizados para a determinação em cada um dos experimentos foram:

Régua;

Tacômetro;

Dinamômetro;

Cilindro metal maciço fixo;

Tanque cilíndrico rotativo;

Líquido viscoso;

Braço;

Suporte rotativo do tanque;

Motor de rotação variável;

Agulha superior;

Agulha inferior.

MÉTODOS

• Viscosímetro de Mac – Michael

Com o tacômetro mediu-se a quantidade de RPM (rotações por minutos) do viscosímetro até que o mesmo se estabilizasse, logo após mediu-se a força que o braço do viscosímetro no dado momento. Os mesmos dados foram usados para os dois tipos de perfis, linear e não linear.

Dados fornecidos

Braço (b) 0,13500 m

Força 0,15000 N

Altura do cilindro fixo Coberto por liquido 2 (m) 0,11000 M

Distância da base do cilindro até o fundo (J) 0,00200 M

Raio interno do Rotatino (Rt) 0,04900 M

Raio externo do fixo (Rc) 0,04800 M

Torque da superficie Lateral (T1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com