TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lazer E Animação Turística

Dissertações: Lazer E Animação Turística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 7

Questão 1:

Leia atentamente o texto abaixo:

“O Lazer também representa uma chance de produção de cultura, por meio da vivência lúdica de diferentes conteúdos, os quais são coletivamente construídos, influenciados e limitados por aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos. Isso significa ampliar as chances de apreender e reconstruir o saber teórico-prático, lúdico, interdisciplinar e educativo que pode permear as vivências de Lazer, buscando nas possibilidades de diversão e usufruto do tempo livre a criação, e não no simples consumo, muitas vezes alienado, da cultura. O Lazer é uma possibilidade, ainda, de servir de estímulo aos sujeitos empenhados na luta pela conquista de autonomia e pela garantia de um viver digno”. (Mestrado em Lazer UFMG, 2013).

Você verificou nos estudos da unidade de aprendizagem que Dumazzedier descreveu cinco conteúdos culturais das atividades de lazer. Camargo (1998) propôs outro, complementado por Schwartz (2003). A partir do exposto, desenvolva uma única reposta considerando os seguintes questionamentos: (3,0 pontos)

I. Quais são os interesses culturais classificados pelos autores acima citados? Do que trata cada um?

II. Ao trabalhar com o lazer, o que deve ser levado em consideração em relação aos limites desta classificação?

Observação: Construa sua resposta em no mínimo 15 linhas.

Em primeiro ponto, os interesses culturais classificados pelos autores citados no texto, pode-se iniciar pelos interesses propostos por Dumazedier, que são os artísticos, físico-esportivos, manuais, intelectuais e sociais, onde se descreve o interesse artístico é a forma de buscar a expressão através da arte, seja ela na musica, no cinema, teatro, dança ou na leitura, ou seja, esta ligado ao imaginário (imagens, emoções e sentimentos), já no físico esportivo, o lazer explora a pratica de atividades esportivas, ou seja, uma busca de movimento corporal, onde podemos citar ginásticas, caminhadas, montanhismo, dança e uma série de esportes onde a maioria das pessoas que muitos buscam boa qualidade de vida e até boa forma através do exercício corporal, já nos interesses manuais, a principal motivação está na capacidade de manipulação de objetos, como por exemplo, artesanato, jardinagem, costura, culinária, já no interesse intelectual onde a principal ideia esta ligada ao ato de raciocinar, tendo participação em palestras, cursos, leituras e também vários jogos que exigem um raciocínio mais aprofundado, como xadrez, dama, gamão,etc., e por ultimo, tem o interesse social, onde se busca o relacionamento interpessoal e forma de estar presente, seja em bailes, festas, bares, espetáculos e outros ambientes onde exista uma concentração de pessoas.

Já na classificação proposta por Camargo (1998), cita-se primeiro o interesse turístico, que volta-se a busca de quebra de rotina temporal ou espacial e o contato de novas situações, pessoas, paisagens e culturas, como por exemplo, a busca de passeios e viagens, e mais recentemente complementado por Schwarts (2003), tem-se o interesse virtual, onde as informações desse grupo são transmitidas por vias eletrônicas, por meio de uso da rede internet de comunicação de jogos virtuais, tendo por exemplo, chats, correios eletrônicos e outros canais eletrônicos de comunicação.

Ao trabalhar com o lazer deve ser levado em consideração o cuidado com a pluridimensionalidade dos conteúdos propostos, pois pode um estar inserido no outro, sendo que despartamentalização do lazer foi e ainda é alvo de críticas de estudiosos do tema, os quais alertavam que tal subdivisão do lazer repercutiria no rompimento da totalidade do lazer.

Questão 2:

Leia a citação abaixo:

“As diversas fases do tempo, que vai do natural ao psicológico, passando pelo vetorial e mecânico e as suas consequentes influências no cotidiano dos indivíduos em diferentes momentos da história, já aponta a importância do aprofundamento sobre a categoria “tempo” para a necessária compreensão do lazer, entendido aqui como não mais antagônico ao trabalho nem tampouco como complementar ao mesmo, mas como um componente essencial no desenvolvimento do humano no homem que, envolvido pelo micro e macrotempo, busca o seu espaço singular, o seu tempo particular do encontro e despertar. Do encontro consigo mesmo e do despertar para novas possibilidades.” (ROCHA; SILVA, 2002)

Ao conceituar as atividades relacionadas ao tempo, sendo ele livre ou não, inúmeras vezes nos deparamos com considerações equivocadas ou que variam conforme a interpretação. Mesmo assim, os estudiosos tentam esclarecer estas conceituações.

Assim, realize uma pesquisa referenciada nos autores estudados na unidade de e da animação turística, utilizando as concepções e os conceitos à que estão atrelados, disserte sobre os seguintes itens (Não se esqueça de referenciar as fontes usadas.): (3,5 pontos)

I – Trabalho

O trabalho é a parte séria da vida e á através dele que podemos atingir outros fatores, tais como o lazer, sendo esses dois de partes iguais e mesma importância para uma vida sadia, e que cada um deles pode enriquecer consideravelmente o outro (Bruhns – 1997). Onde devemos procurar fazer do trabalho algo importante em nosso dia a dia, pois ele é fundamental para que tenhamos uma ocupação sadia e também tomamos posse de recursos e até conhecimento para dar sequencia a outros meios e conquistas no decorrer da vida.

II- Lazer

De acordo com Bramante (1998, p. 11) pode se definir o lazer como algo que se traduz por uma dimensão privilegiada da expressão humana dentro de um tempo conquistado, materializada através de uma experiência pessoal, criativa e de prazer e que não se repete no tempo e espaço, cujo eixo principal é a ludicidade.

O lazer defini-se como bem estar, onde a pessoa procura obter meios de se distrair e ocupar de maneira que não tenha compromisso, seja ele pessoal ou corporativo, buscando passeios, atividades e animações turísticas.

III- Recreação

Bramante (1998) acredita que o lazer significa um amplo e interdisciplinar campo de estudos, pesquisas e aplicação e que a recreação é atrelada ao conceito de atividade. Ou seja, recreação pode ser entendida como o produto, a experiência ocorrida no lazer. Onde Bruhns (1997) compartilha desta compreensão de Bramante e também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com