TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lazer E Animação Turística

Monografias: Lazer E Animação Turística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1:

Leia atentamente o texto abaixo:

“O Lazer também representa uma chance de produção de cultura, por meio da vivência lúdica de diferentes conteúdos, os quais são coletivamente construídos, influenciados e limitados por aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos. Isso significa ampliar as chances de apreender e reconstruir o saber teórico-prático, lúdico, interdisciplinar e educativo que pode permear as vivências de Lazer, buscando nas possibilidades de diversão e usufruto do tempo livre a criação, e não no simples consumo, muitas vezes alienado, da cultura. O Lazer é uma possibilidade, ainda, de servir de estímulo aos sujeitos empenhados na luta pela conquista de autonomia e pela garantia de um viver digno”. (Mestrado em Lazer UFMG, 2013).

Você verificou nos estudos da unidade de aprendizagem que Dumazzedier descreveu cinco conteúdos culturais das atividades de lazer. Camargo (1998) propôs outro, complementado por Schwartz (2003). A partir do exposto, desenvolva uma única reposta considerando os seguintes questionamentos: (3,0 pontos)

I. Quais são os interesses culturais classificados pelos autores acima citados? Do que trata cada um?

II. Ao trabalhar com o lazer, o que deve ser levado em consideração em relação aos limites desta classificação?

Observação: Construa sua resposta em no mínimo 15 linhas.

Os interesses culturais classificados por Dumazedier são os interesses artísticos, intelectuais, manuais, sociais e físicos. Os interesses artísticos são as atividades ligadas à arte, como visitas a museus, cinemas, teatros e bibliotecas. O interesse intelectual é a busca de informações objetivas, racionais, como participações em cursos, leitura, jogo de xadrez, etc. O interesse manual é classificado pelas atividades de manipulação de objetos e produtos como jardinagem, carpintaria e culinária. Atividades que envolvem grupos e desenvolvem sociabilidade, como programas noturnos, encontros em bares e restaurantes fazem parte dos interesses sociais. Interesse físico são as atividades ligadas ao esporte.

Ao trabalhar com o lazer deve-se levar em consideração os limites desta classificação pois o processo de escolha das pessoas nem sempre é explícito e modulado por um único interesse. As pessoas restringem suas atividades de lazer a um campo específico, quando o ideal seria abrangir todos os grupos de interesses exercitando assim o corpo, a imaginação, o raciocínio, a habilidade manual, o relacionamento social, o intercâmbio cultural e a quebra da rotina.

Questão 2:

Leia a citação abaixo:

“As diversas fases do tempo, que vai do natural ao psicológico, passando pelo vetorial e mecânico e as suas consequentes influências no cotidiano dos indivíduos em diferentes momentos da história, já aponta a importância do aprofundamento sobre a categoria “tempo” para a necessária compreensão do lazer, entendido aqui como não mais antagônico ao trabalho nem tampouco como complementar ao mesmo, mas como um componente essencial no desenvolvimento do humano no homem que, envolvido pelo micro e macrotempo, busca o seu espaço singular, o seu tempo particular do encontro e despertar. Do encontro consigo mesmo e do despertar para novas possibilidades.” (ROCHA; SILVA, 2002)

Ao conceituar as atividades relacionadas ao tempo, sendo ele livre ou não, inúmeras vezes nos deparamos com considerações equivocadas ou que variam conforme a interpretação. Mesmo assim, os estudiosos tentam esclarecer estas conceituações.

Assim, realize uma pesquisa referenciada nos autores estudados na unidade de aprendizagem e outros e de acordo com os principais referenciais teóricos para o entendimento do lazer e da animação turística, utilizando as concepções e os conceitos à que estão atrelados, disserte sobre os seguintes itens (Não se esqueça de referenciar as fontes usadas.): (3,5 pontos)

I – Trabalho

Trabalho é uma atividade essencial na compreensão da vida social. Segundo Paulo Salles de Oliveira, o trabalho é cronometrado sob a perspectiva de acumulação, resultando na frase “tempo é dinheiro”. O não trabalho é visto como dupla perda: de tempo e de dinheiro. O não trabalho só tem sentido como repositor de energias para o trabalhador.

II- Lazer

Segundo Dumazedier, o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada , sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. Existem duas linhas de pensamento: uma que defende a origem do lazer nas fases antigas da história humana e a outra que adota a modernidade como referência. Para Sebastian De Grazia o lazer teve seu surgimento nas fases antigas da história humana. Já para Thorstein Veblen, o lazer em sua concepção significa um espaço privilegiado do consumo e da ostentação de bens das classes mais abastadas na modernidade.

III- Recreação

Assim como as outras atividades relacionadas ao tempo, a recreação também tem várias considerações por diversos autores. O termo recreação é hoje passível de análise por muitas óticas diferente. Bramante acredita que o lazer significa um amplo e interdisciplinar campo de estudos, pesquisas e aplicações e que a recreação é atrelada ao conceito de atividade. A recreação pode ser entendida como o produto, a experiência ocorrida no lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com