TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legislação guarda municipal de fortaleza

Por:   •  30/9/2015  •  Artigo  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  1.172 Visualizações

Página 1 de 6

GUARDA MUNICIPAL – LEGISLAÇÃO ESPECIFICA

  1. Na estrutura organizacional da guarda municipal e defesa civil de fortaleza, fazem parte da direção superior:

R. Diretor- geral e Diretor adjunto.

  1. Na estrutura organizacional da secretaria de segurança cidadã de fortaleza, fazem parte da direção superior:

R. Secretario e Secretario executivo.

  1. A direção da guarda municipal e defesa civil de fortaleza são de livre nomeação feita por livre convencimento do chefe do poder executivo (prefeito) e recairá preferencialmente:

R. Inspetores em fim de carreira, exigindo-se formação de nível superior e notáveis conhecimentos jurídicos por um período nunca inferior 2 anos na área de segurança publica. E oficiais superiores das forças armadas das policias federal e estadual.

  1. De acordo com a LC 004/91 que foi alterada pela LC 144/2013, também são atribuições que se enquadram nessa celebração:

R. Executar serviço de orientação e salvamento de banhistas; e executar ações preventivas e emergenciais de defesa civil do município, quando na ocorrência de calamidade publica.

  1. Sobre a guarda municipal e defesa civil de fortaleza, marque a alternativa que indica corretamente o órgão que a mesma fica subordinada:

R. Secretaria de segurança cidadã – SESEC.

  1. No que diz respeito à lei complementar 0037/2007 da guarda municipal e defesa civil de fortaleza, é correto afirmar que:

R. A hierarquia estabelece que um servidor deve recorrer a outro que está em posição de ascendência, de quem ele recebe a orientação;A continência é prestada ao cargo e não aos ocupantes destes;O regulamento disciplinar interno controla o comportamento dos servidores por meio de regras e sanções.

  1. Sobre os amparos legais da instituição GMDCF, pode afirmar que:

R. Os inspetores possuem uma vantagem exclusiva para sua classe, chamada de vantagem pessoal fixa.

  1. Conforme o regulamento disciplinar interno da guarda municipal e defesa civil de fortaleza, constitui transgressão de natureza leve:

R. Conduzir veiculo da instituição sem autorização da unidade competente.

  1. Conforme o regulamento disciplinar interno da guarda municipal e defesa civil de fortaleza, constitui transgressão de natureza media:

R. Não ir trabalhar sem justificativa.

  1. Conforme a lei complementar 0037/2007, parecer conclusivo do processo administrativo disciplinar é elaborado por:

R. Comissão processante.

  1. No que diz respeito ao inquérito administrativo, é correto:

R. Será conduzido pela comissão processante; Será assegurado ao servidor o direito de ampla defesa e contraditório; Será responsável pela elaboração do parecer conclusivo.

  1. Sobre a SESGE, pode se dizer que:

R. SESGE previam a possibilidade de manifestações, uma vez que esse é um fenômeno comum em grandes eventos, em razão da visibilidade proporcionada; Os desafios de garantir a segurança do grande evento foram ampliados em razão das manifestações ocorridas em todo o pais no momento da copa das confederações, sendo neste momento a SESGE atuado ativamente; A SESGE foi criada em 2011 exatamente com o propósito de planejar, definir, coordenar, implementar, acompanhar e avaliar as ações de segurança publica para grandes eventos, como por exemplo, a copa das confederações mo ano de 2013 e a copa do mundo em 2014.

  1. Sobre a atuação da secretaria extraordinária de segurança de grandes eventos pode se dizer que:

R. Nenhum jogo sofreu atraso e as delegações se locomoveram de maneira tranquila e segura; Os equipamentos adquiridos se mostram bastante uteis durante a operação, em especial aqueles relativos ao sistema integrado de comando e controle, que puderam oferecer aos tomadores de decisão as informações necessárias para uma rápida resolução dos problemas que se apresentavam durante a competição; Para a copa do mundo, estuda se o incremento na aquisição desses materiais, para dotar as instituições dos meios necessários para o atendimento a eventuais ocorrências similares; Todos os planos da SESGE previam a possibilidade de manifestações uma vez que esse é um fenômeno comum em grandes eventos.

  1. Sobre o trabalho da SESGE, assinale a opção incorreta:

R. A secretaria extraordinária de segurança para grandes eventos , órgão do ministério de estado da defesa, foi a responsável pela coordenação da segurança publica nas seis sedes da copa das confederações 2013. / a SESGE é órgão do ministério da justiça.

  1. A SESGE é composta pelas diretorias:

R. Operações/ Inteligência/ Logística/Projetos especiais.

  1. É competência da SESGE promover aquisição de bens e serviços necessários as ações de segurança doa grandes eventos, pela sua diretoria de:

R. Logística.

  1. A autoridade competente para o julgamento do inquérito administrativo julgara o mesmo, após o recebimento dos autos, no período de:

R. 30 dias prorrogáveis, justificamente, por mais 15 dias.

  1. Considere que um munícipe indagou ao guarda municipal lotado no posto móvel da base comunitária da praia de Iracema a seguinte pergunta: Por que os senhores não multam tantos carros parados em locais proibidos? A resposta que melhor trataria das atribuições dos guardas, seria:

R. Na esfera municipal, somente os agentes de transito possuem essa atribuição.

  1. A atual distribuição e nomenclatura de cargos da GMDCF foram estabelecidas pela lei complementar 0038/2007. Em face dessa constatação, é correto dizer que:

R. A carreira de segurança publica é composta de três classes.

  1. As gratificações de risco de vida, desempenho especifico de segurança, diferencial de hierarquia, entre outros, compõe a remuneração dos servidores GMDCF:

R. A gratificação por risco a vida corresponde ao percentual de 40% do vencimento base; A gratificação de desempenho especifico de segurança e defesa civil e o diferencial de hierarquia correspondem, respectivamente, as gratificações de agentes de defesa civil e inspetores; Diferencial de hierarquia correspondem a gratificação exclusiva de subinspetores e inspetores.

  1. Na atual sociedade são constantes as manifestações populares em grandes eventos. Diante desta afirmação é correto dizer:

R. O ministério da justiça criou a SESGE que trabalha diretamente com as referidas situações; A guarda municipal de fortaleza atuará em conjunto com SESGE, objetivando a prevenção e a repressão da violência e da criminalidade durante a realização dos grandes eventos, como a copa de 2014; A SESGE estimulara a modernização e o reaparelhamento das guardas municipais que sediaram grandes eventos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (750.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com