TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFORMA POLÍTICA DA SEGURANÇA PÚBLICA E A CONVERSÃO DA GUARDA MUNICIPAL

Por:   •  30/3/2017  •  Abstract  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 9

REFORMA POLÍTICA DA SEGURANÇA PÚBLICA E A CONVERSÃO DA GUARDA MUNICIPAL

 

 O presente trabalho irá tratar do processo de conversão institucional em curso nas Guardas Municipais após a indução promovida pelo Governo Federal na esteira de reforma da Política Nacional de Segurança Pública, baseado na teoria de conversão de Mahoney e Thelen de mudança institucional gradual. Convertendo a polícia municipal em polícia ostensiva, extrapolando assim as atribuições específicas de proteção de bens, serviços e instalações municipais determinadas em lei. Isto pode ser explicado pelo florescimento de prefeitos municipais que souberam aproveitar tanto o contexto político com fracas possibilidades de veto quanto o ambiente institucional com alta discricionariedade. Já que houve crescimento da violência criminal na última década, o que reforçou esta tendência, tornando-se uma das principais problemáticas nacionais, conduzindo assim a municipalização dos serviços já que o município é o ente federativo mais próximo do cidadão e, portanto, é o mais envolvido com a resolução de problemas locais. Inclusive no que diz respeito à segurança pública, porque atua prioritariamente sobre aspectos sociais, que impactam na prevenção do crime e da violência.

    O projeto de fundir as funções exercidas pelas polícias Civis e Militares no âmbito da policia da Polícia Estadual em 1990 no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), fomentou as discussões posteriores em torno do tema e aprofundou a ideia de que a segurança pública deveria deixar de ser atividade predominantemente Estadual. As propostas variam de alteração de competência das Guardas Municipais a Criação de Guarda Nacional. Inserindo assim, o tema da Municipalização da Segurança Pública na agenda governamental com o Plano Nacional de Segurança Pública. A partir daí vários municípios receberam recursos federais para desenvolverem programas sociais e econômicos voltados à melhoria dos ambientes e situações associados à prática do crime e da violência. Práticas estas que foram aprofundadas nas reformas da Segurança Pública no mandato do Lula.

    À frente das dificuldades enfrentadas para alterar o Artigo 144 da Constituição Federal de 1988 o governo FHC iniciou o processo de “layering institucional”, introduzindo novas regras infraconstitucionais (sem alteração do dispositivo constitucional) com a função de coordenar os objetivos dos governos subnacionais, e encadear ações do Poder Judiciário, do Ministério Público e da sociedade civil, cobiçando a modificação do Sistema Nacional de Segurança Pública brasileiro.

    O Plano Nacional de Segurança Pública estruturou-se em programas, projetos e ações, agrupados em um conjunto de temas, inaugurando a ideia de que a questão da Segurança Pública atravessa os mais variados setores do poder público e da sociedade, sendo assim, deve haver o diálogo entre todos os envolvidos.

Houve a criação e implementação de Guardas Municipais, desmilitarizadas e desvinculadas da força policial, estabelecendo atribuições nas atividades de segurança pública e adequada capacitação, inclusive para área de trânsito, com isso, o Executivo Federal concedeu recursos apenas aos municípios  que possuam Guardas Municipais ou Conselhos de Segurança Pública, para apoiar projetos na área destinados inclusive ao reequipamento, treinamento e qualificação das Guardas Municipais.

    No governo LULA aproveitou-se do contexto político com baixa possibilidade de veto à implementação da Municipalização da Segurança Pública e concentrou capacidades administrativas na Secretaria Nacional de Segurança Pública, burocracia que tornou possível o aprofundamento das reformas iniciadas no governo de seu antecessor. O Plano Nacional do primeiro mandato de LULA, a desconstitucionalização não implicaria confusão quanto a princípios matriciais, na definição do próprio papel e da própria  natureza das polícias no Estado Democrático de Direito, os princípios  elementares manter-se-iam na Constituição Federal, os modelos organizacionais é que passariam a ser definidos pelos Estados.

    Fortalecendo a ideia de que a preservação da Ordem Pública inclui variáveis extra-policiais, ultrapassando, portanto, a abrangência das ações exclusivas das polícias estaduais. Tendo início gradualmente ao Sistema Único de Segurança Pública, caracterizado por um conjunto de normas infraconstitucionais que pretende organizar o desenho da política de Segurança Pública brasileira.

    Apesar das dificuldades na arena legislativa em torno da reforma política de Segurança Pública, houve o reconhecimento da competência dos municípios para a inserção de políticas sociais básicas, que auxilia na prevenção da violência e da criminalidade. Foi designado aos Municípios o papel fundamental na realização de ações que visavam à redução dos fatores de risco e ao aumento dos de proteção, principalmente em áreas de baixa vulnerabilidade social juntamente com a atuação preventiva de guardas municipais. A baixa possibilidade de veto possibilitou a implementação de políticas bem estruturadas especialmente em regiões metropolitanas e municípios com população superior a 100 mil habitantes e com altos índices de crime e violência.

    Em 2004 o Executivo Federal deu início ao processo de Layering Institucional, o Plano Plurianual do Governo Federal incluiu diversas ações no programa do SUSP. A legislação infraconstitucional possibilitou à SENASP assumir o papel de coordenação das reformas das instituições de Segurança Pública e das estruturas administrativas (federais, estaduais e municipais) consideradas necessárias à centralização da gestão da Segurança Pública para as quais dedicou ações convergentes em sete eixos estratégicos: gestão do conhecimento, reorganização institucional, formação e valorização profissional, prevenção, estruturação da perícia, controle externo e participação social, e programas de redução da violência adequado a cada região. Em nível municipal, os secretários municipais de segurança ou até mesmo os prefeitos adquiriram a capacidade administrativa para assumir a gestão municipal e exercer a liderança política necessária. Restaram, como contribuições significativas para a segurança pública na esfera da União, os esforços envidados pela SENASP em favor da qualificação policial, com cursos à distância e presenciais (esforços necessários, mas insuficientes, porque teriam de ser acompanhados pela criação de um ciclo básico nacional comum para todos os profissionais da segurança pública e pela criação de um Conselho Federal de Educação Policial, com independência de governos e capacidade amplamente reconhecida, para avaliar, monitorar, orientar mudanças, discutir procedimentos e questionar metodologias, à luz do conhecimento produzido no país e no exterior), padronização e integração, das ações executadas pelas instituições policiais de todo o país, resguardado o contexto de autonomia de cada uma delas, mas estreitando as relações intergovernamentais em torno dos temas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com