TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei Da Inércia

Dissertações: Lei Da Inércia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Existe na natureza uma tendência de não se alterar o estado de movimento de um objeto, isto é, um objeto em repouso tende naturalmente a permanecer em repouso. Um objeto com velocidade constante tende a manter a sua velocidade constante.

Essa tendência natural de tudo permanecer como está é conhecida como inércia. No caso da Mecânica, essas observações a respeito do comportamento da natureza levou Newton a e a sua famosa Lei da Inércia, que diz:

"Qualquer corpo em movimento retilíneo e uniforme (ou em repouso) tende a manter-se em movimento retilíneo e uniforme (ou em repouso)."

O exemplo mais simples, do ponto de vista da observação da inércia dos corpos, é aquele dos passageiros num veículo. Quando o veículo é brecado, os passageiros tendem a manter-se no seu estado de movimento. Por isso, as pessoas "vão para a frente" do ônibus quando este é brecado. Na realidade, a mudança do estado de movimento é apenas do ônibus. Os passageiros simplesmente tendem a manter-se como estavam. Da inércia resultam os ferimentos em acidentes no tráfego.

A série de experimentos a seguir, com material bem simples, evidencia a propriedade da inércia inerente a todos os corpos materiais.

Experimento 1

Retirando a mesa:

Nesse experimento, em cima de uma mesa colocamos um forro de mesa, e alguns objetos sobre ele.

Um puxão brusco do forro de mesa retira-o de sob os objetos, sem que esses se desloquem, demonstrando a inércia dos objetos que por não sofrerem força alguma, não caem da mesa.

Experimento 2

Moedas empilhadas:

Sobre uma mesa, colocamos uma bela pilha com peças de jogar damas. Com o bordo largo de uma régua (largura não superior à espessura da 'pedra'), demos um golpe seco na peça inferior. Esta foi expulsa da pilha sem que as demais sequer oscilem, por não sofrerem força alguma demonstrando mais uma vez a inércia.

Experimento 3

Ovos :

Colocamos em um recipiente raso alguns cilindros de papelão (rolo do papel higiênico) e em cima de cada um deles colocamos ovos, esse recipiente está suspenso por copos com água, um debaixo de cada cilindro. Da mesma maneira como acontece com os objetos no experimento 1, ao puxarmos rapidamente o recipiente, os cilindro se deslocam fazendo com que cada ovo caia em um copo, pois a força não foi feita neles, assim eles apenas caem por não se movimentarem com o recipiente.

Experimento 4

Copos resistentes:

Entre dois copos de vidro resistentes , colocamos uma régua de madeira, nas extremidades da régua colocamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com