TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEI 11.232/05 E SUA (IN) APLICALIBIDADE AO PROCESSO EXECUTIVO TRABALHISTA

Por:   •  2/3/2016  •  Resenha  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 6

LEI 11.232/05 E SUA (IN) APLICALIBIDADE AO PROCESSO EXECUTIVO TRABALHISTA

A Lei nº 11.232, de 22 de dezembro de 2005, trouxe uma nova sistemática processual no ordenamento jurídico brasileiro, na qual juristas denominaram de sincrestimo processual. Com isso, o legislador optou por unificar a fase do processo de conhecimento com a execução.

Consoante os dizeres de Mauro Schiavi , “a lei 11. 232/05 alterou a espinha dorsal da execução civil, que antes era um processo autônomo, que tinha início por uma petição inicial e terminava com uma sentença”.

Diversas inovações foram trazidas para a processualística civil brasileira, tais como as novas redações dos artigos 475-A e 475-J do Código de Processo Civil, in verbis:

Art. 475-A. Quando a sentença não determinar o valor devido, procede-se à sua liquidação.

§ 1o Do requerimento de liquidação de sentença será a parte intimada, na pessoa de seu advogado.

§ 2o A liquidação poderá ser requerida na pendência de recurso, processando-se em autos apartados, no juízo de origem, cumprindo ao liquidante instruir o pedido com cópias das peças processuais pertinentes.

§ 3o Nos processos sob procedimento comum sumário, referidos no art. 275, inciso II, alíneas ‘d’ e ‘e’ desta Lei, é defesa a sentença ilíquida, cumprindo ao juiz, se for o caso, fixar de plano, a seu prudente critério, o valor devido.

Art. 475-J. Caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou já fixada em liquidação, não o efetue no prazo de quinze dias, o montante da condenação será acrescido de multa no percentual de dez por cento e, a requerimento do credor e observado o disposto no art. 614, inciso II, desta Lei, expedir-se-á mandado de penhora e avaliação.

§ 1o Do auto de penhora e de avaliação será de imediato intimado o executado, na pessoa de seu advogado (arts. 236 e 237), ou, na falta deste, o seu representante legal, ou pessoalmente, por mandado ou pelo correio, podendo oferecer impugnação, querendo, no prazo de quinze dias.

§ 2o Caso o oficial de justiça não possa proceder à avaliação, por depender de conhecimentos especializados, o juiz, de imediato, nomeará avaliador, assinando-lhe breve prazo para a entrega do laudo.

§ 3o O exeqüente poderá, em seu requerimento, indicar desde logo os bens a serem penhorados.

§ 4o Efetuado o pagamento parcial no prazo previsto no caput deste artigo, a multa de dez por cento incidirá sobre o restante.

§ 5o Não sendo requerida a execução no prazo de seis meses, o juiz mandará arquivar os autos, sem prejuízo de seu desarquivamento a pedido da parte.

Com efeito, da leitura dos supraditos dispositivos legais verifica-se que basta um um simples requerimento da parte para dá início à fase de execução, seja para fazer a eventual liquidação da sentença ou para que já seja expedido o mandado de penhora e expedição.

Desde então, doutrina e jurisprudência vêm debatendo sobre a aplicabilidade ou não desse sincretismo ao processo executivo trabalhista.

De um lado, “diante de lacunas normativas, ontológicas ou axiológicas na execução trabalhista, é factível a sua heterointegração com as novas normas do sincretismo do processo civil, tudo isso com vistas à efetivação do direito material”, como sustenta Carlos Henrique Bezerra Leite em sua obra “Curso de Direito Processual do Trabalho” .

Em sentido oposto, doutrinadores defendem que o processo de execução trabalhista não sofreu nenhuma alteração com a inclusão da regra de cumprimento da sentença instituída pela novel legislação, de dezembro de 2005.

A maior justificativa utilizada pela primeira corrente para a vara trabalhista utilizar-se das alterações promovidas pela Lei nº 11.232/2005 se encontra baseada nos princípios da eficiência e da duração razoável do processo, garantias constitucionais estampadas respectivamente no art. 37, caput, e art. 5º, LXXVIII da Carta Magna.

Isso porque como a prestação jurisdicional é um serviço público e sendo aquela a responsável de constituir um ato essencial à administração da justiça, deve-se a Justiça do Trabalho como todas as outras acompanharem aquilo que torna melhor o fornecimento do serviço público.

Logo, sendo ausente a legislação processual trabalhista no tocante a métodos modernos e eficazes, há a necessidade de se fazer a heterointegração com o sistema processual civil.

Portanto, em face de um envelhecimento normativo, o melhor caminho é autorizar a buscar em outros sistemas processuais, como o do CPC, normas que conduzem em uma maior efetividade ao processo que a ele incumbe aplicar.

A segunda corrente, por sua vez, assinala que muito embora as disposições do Código de Processo Civil alusivos ao “cumprimento de sentença” possam ser mais eficazes, a alegação de lacunas no âmbito processual trabalhista relativa à matéria em comento não podem se sobrepujar.

Para justificar tal argumento, os doutrinadores sustentam pela existência e validade dos dispositivos legais inseridos no bojo da Consolidação das Leis Trabalhistas sobre o processo de execução, quais sejam, arts. 876 a 892.

Outrossim, caso existisse omissão na CLT, primeiramente deveria aplicar nos trâmites e incidente do processo da execução, naquilo em que não contravierem o processo judiciário do trabalho, os preceitos que regem o processo dos executivos fiscais para a cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública Federal, isto tudo por força do sobredito diploma normativo.

Então,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com