TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei De Gauss

Dissertações: Lei De Gauss. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

Preparo de Soluções

Objetivo

 Este experimento tem como objetivo preparar soluções aquosas de ácido clorídrico e hidróxido de sódio.

1. Introdução

Grande parcela dos métodos de análise química passa pelo preparo de soluções. Por isso, é fundamental ficar a par dos diversos modos de expressar a concentração das soluções, saber trabalhar corretamente com a balança analítica e com as vidrarias utilizadas no preparo de uma solução e fazer os cálculos necessários para o seu preparo. Define-se dispersão como a mistura entre duas ou mais substâncias. Uma dispersão é constituída de duas porções: dispersante e disperso. A porção da dispersão em maior quantidade é chamada de dispersante, e a porção da dispersão em menor quantidade é chamada de disperso. Uma dispersão será chamada solução, quando disperso possuir um diâmetro médio inferior a 1nm. 1 nm (Nanômetro) = 10–9 m (metros).

As soluções se diferenciam inicialmente quanto a dois fatores principais: fase de agregação e condutibilidade elétrica. Elas também podem ser classificadas segundo a relação existente entre a quantidade de solvente quanto insaturadas, saturadas e supersaturadas. E ainda é comum, classificar as soluções em diluídas ou concentradas, considerando a proporção entre soluto e solvente.

Quanto ao tamanho, a solução é denominada verdadeira quando as partículas dispersas são menores que 1 nm. Como exemplo, temos água e sal, água e açúcar, água e álcool. Se o tamanho das partículas estiver entre 1 e 100 nm, pode-se denominar esta solução de coloidal. Exemplo: gelatina, goma de tacaca, tinta. Já se as partículas ultrapassarem 100 nm de tamanho, a solução passa a ser chamada de grosseira ou suspensão. Um exemplo é a água e areia.

Classificando a partir da concentração, temos a solução diluída, que é quando se tem pouco soluto em relação ao solvente, e a solução concentrada, que é quando se tem muito soluto em relação ao solvente.

Já sobre a saturação, pode-se afirmar que a solução é insaturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade nessa temperatura; saturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido exatamente igual ao coeficiente de solubilidade nessa temperatura; e supersaturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido superior ao coeficiente de solubilidade da substância nessa temperatura.

2. Materiais e Reagentes

• Béquer 50 mL

• Água destilada

• Balão volumétrico 100 mL

• Pipeta graduada

• Pêra de sucção

• Ácido clorídrico

• Hidróxido de sódio

• Cloreto de sódio

3. Procedimento Experimental

Na preparação de 100 mL de solução de Hidróxido de Sódio 1M Verificar inicialmente o grau de pureza da base (% m/m), no rótulo do frasco que contém o hidróxido de sódio. De posse desta informação, calcular a massa de NaOH necessária para preparar 100 mL de solução 1M, Colocar a quantidade já pesada da base num béquer de 100 mL e dissolvê-la em água destilada, usando um bastão de vidro para facilitar a dissolução. O volume de água destilada utilizada deverá ser inferior a 100 ml. Com auxílio de um funil simples, transferir quantitativamente a mistura para um balão volumétrico de 100 ml. Completar o volume da solução com água destilada até a marca de aferição do balão, tampar e agitar para a completa homogeneização. Finalmente, colocar a solução num frasco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com