TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei Maria Da Penha

Trabalho Universitário: Lei Maria Da Penha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Como em qualquer outro crime comum para desencadear a violência é preciso apenas um motivo, sendo que alguns deles podem ser o ciúme, o alcoolismo, e a traição. Em algumas pessoas o ciúme é exageradamente doentio, algo cotidiano como conversar com uma amiga ou manter algum contato com ex-namorados e maridos, que em alguns casos é extremamente necessário, pois há possibilidade de filhos fruto de relacionamentos anteriores existirem, logo é motivos suficientes para surgir um ataque eufórico, ou seja, uma agressão. Outro fato importante é a não aceitação do término do relacionamento, o indivíduo em uma tentativa de se sobrepor a parceira passa a fazer ameaças e/ou até mesmo perseguições, principalmente se esta já se encontrar em outro relacionamento, frequentemente ameaças podem acabar finalizando-se em um sequestro seguido de morte como é mostrado pela a mídia atualmente. Uma das formas mais atuais de violência é sexual, onde as mulheres se tornam escravas dos seus parceiros não conseguindo se desligares dos mesmos. O autor Monteiro (2007) propõe que as humilhações, brigas, violências física, sexual e psicológicas na vivência conjugal tem sido cada vez mais parte do cotidiano de várias mulheres que se submetem a ficarem caladas diante das violências de seus companheiros.

A dependência alcoólica também é um dos motivos que desencadeia a violência doméstica, pois alguns homens ao chegarem em casa alcoolizados não toleram sua esposa ou filhos, qualquer coisa que façam ou digam é motivo para um ataque de fúria, não aceitando serem contrariados de forma alguma. A mulher passa por situações constrangedoras, por exemplo: se seu marido demora chegar em causa por causa da bebida e não avisa ou se explica com certeza ela ficará desnorteada pela falta de informações relacionadas ao marido, podendo pensar em uma possível traição, acidente, ou algo do tipo. Porém, ao pedir alguma satisfações é surpreendida com a violência com que ele a trata não aceitando ser questionado, pois para eles é como se a esposa estivesse invadindo a sua privacidade, esquecendo-se que vivem uma vida a dois. Na maioria das vezes os homens quando estão sóbrios são bons maridos, porém ao ingerirem bebida alcoólica ficam violentos, por esse motivo as mulheres desenvolvem um instinto de cuidar, proteger-lhes, por isso acabam não fazendo a denúncia de tal violência, e quando a faz retira posteriormente a pedido do parceiro que promete não repetir as agressões, logo à mulher alega ter sido o ataque momentâneo, volta para casa com o marido e assim que surge outro conflito é agredida novamente. Basta ingerir novamente bebida alcoólica para que violentamente tomem os parceiros coragem e as agridam sem qualquer tipo de piedade ou arrependimento.

Um motivo muito frequente que causa a violência contra a mulher é a traição por parte da mesma ou do companheiro. A violência pode ocorrer quando a esposa traída entra com uma série de acusações, reivindicações e difamações contra o seu parceiro, que por sua vez irrita-se e a agride. Pode ocorrer em um nível mais sério quando o traído é o homem, ele sente seu orgulho ferido e procura uma forma de salvar sua reputação. Nessa tentativa de se sobressair a companheira, é capaz de agredi-la de diversas formas, seja física, mental, verbal ou psicologicamente levando-a até mesmo ao óbito.

Grande parte dos homens tem um pensamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com