TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei Sarbanes Oxlei

Dissertações: Lei Sarbanes Oxlei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 6

LEI SARBANES OXLEY

Introdução

Em julho de 2002 foi promulgada a lei de Sarbanes-Oxley nos Estados Unidos, estabelecendo uma das maiores reformas já ocorrida na regulamentação do mercado de capitais norte americano. A lei foi uma resposta aos escândalos contábeis que envolveram grandes companhias consideradas umas das melhores para se trabalhar,

do qual estabeleceu regras para a padronização e aperfeiçoamento dos controles

financeiros das empresas que possuem capital negociado na Bolsa de Nova Iorque

(NYSE). Com isso, seria necessário recuperar a confiança dos investidores ao mercado financeiro, e precaver os danos que ocorreram na decorrência das fraudes cometidas pelos executivos dessas empresas, como por exemplo, a Enron e Worldcom.

A utilização de sofisticadas técnicas e transações para a manipulação de dados dos relatórios financeiros por parte dos executivos chefes das empresas fraudadoras, expôs de forma muito clara a fragilidade dos sistemas financeiros e contábeis corporativos. Estes fatos levaram a uma urgente reavaliação dos padrões de governança corporativa, com repercussões que se estendem às regulamentações

financeiras, e dos principais padrões para os sistemas financeiros corporativos.

Em poucas palavras, o SOX é uma lei que criou um organismo regulador das empresas de auditoria, determinou penas e responsabilidades dos executivos, na

ênfase de tentar recuperar o equilíbrio no mercado de capitais. Aqueles que forem

condenados pela SOX estão previstas multas que variam de 1 (um) milhão a 5 (cinco) milhões de dólares e penas de reclusão entre 10 e 20 anos, pois as regras exigidas pela SOX são direcionadas às empresas com capital aberto na NYSE e também em suas filiais, como a economia brasileira que também deverá ter o controle da implantação da legislação.

Empresa de Auditoria envolvida: Arthur Andersen

Arthur Andersen foi uma das "Big 5" empresas de contabilidade, sendo as outras PricewaterhouseCoopers (PWC), Deloitte Touche, Ernst & Young e KPMG. Ao longo da década de 1980 e 1990, estas cinco empresas forneceram serviços de auditoria e fiscais para a maioria das grandes empresas do oeste. No entanto, em 2002, os certificados da Arthur Andersen para a prática como Certified Public Accountants (CPA), em os EUA foram entregues voluntariamente pela empresa, na sequência de acusações criminais relacionadas com o escândalo da Enron.

Embora Arthur Andersen ainda tecnicamente existe como uma empresa, e apesar de o veredicto em relação às acusações criminais sendo anulada pelo Supremo Tribunal dos EUA, Arthur Andersen, indiscutivelmente, sofreu muito grande a nível de dano à sua reputação para retornar imediatamente à sua posição anterior. A maioria dos analistas agora falam de um 'Big 4' depois dos problemas que atingem Arthur Andersen.

Arthur Andersen foi essencialmente derrubado pelo escândalo da Enron, que entrou em erupção em 2001, quando foi noticiado pelo Comitê Powers, que havia sido nomeado pelo conselho de administração da Enron, tinha chegado à conclusão de que certas falhas haviam sido detectadas nos serviços de contabilidade da Arthur Andersen, tal como previsto a Enron. Em julho do ano seguinte, Arthur Andersen foi procurada para obter documentos obstruídos, porém os documentos relacionados às suas atividades de auditoria da Enron foram rasgados.

O escândalo da Enron foi um dos maiores desastres corporativos no século 20, com milhões de pessoas afetadas e bilhões de dólares envolvidos para ter sido amarrado em práticas que foram posteriormente considerados por alguns analistas como imprudente. Até Worldcom foi à falência em 2003, a falência da Enron foi a maior falência da história corporativa dos EUA.

Como o escândalo da Enron a Arthur Andersen como já era esperada uma investigação os empregados foram orientados para destruir os documentos antes de uma investigação esperado pela Securities and Exchange Commission (SEC). Posteriormente, em 06 de maio de 2002, Arthur Andersen foi acusado de obstruir os trabalhos. O júri considerou a empresa culpada, e como resultado, Arthur Andersen tinha pouca escolha a não ser entregar sua licença CPA, um movimento que efetivamente coloca Arthur Andersen fora do negócio, pelo menos nos EUA.

Empresa Auditada Envolvida: Enron

A Enron, uma empresa dos EUA do ramo energético, que esteve entre as sete maiores do país e foi dada como a mais promissora da América , declarou falência em 2001 após revelações de fraudes que comprometeram a segurança do sistema financeiro americano.

A falência da Enron se deu devido às práticas de manobras contábeis para manipulação e maquiagem de demonstrações contábeis e financeiras, conhecida como lucro fora do lucro, demonstrado lucros inexistentes, controlando os balanços e aumento os lucros da empresa e escondendo os prejuízos.

Os auditores externos da empresa não tiveram imparcialidade e foram omissos quando tiveram o conhecimento das fraudes dentro da empresa e não informaram aos órgãos competentes, tendo ainda aprovado as demonstrações contábeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com