TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei Sarbanes-Oxley

Artigo: Lei Sarbanes-Oxley. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

Os efeitos da Lei Sarbanes-Oxley serão bastante significativos não só nos Estados Unidos. A legislação determina que as empresas que não são norte-americanas, mas que possuem cotação secundária em uma Bolsa de Valores norte-americana, devem também seguir as novas leis, assim como seus auditores. È necessário muitas mudanças nas práticas da governança corporativa das empresas.

- Existe necessidade de aperfeiçoar a emissão de Certificações das demonstrações financeiras; Existe necessidade de aperfeiçoar a elaboração do código de ética para os Administradores; Existe a necessidade da constituição do Comitê de Auditoria ou Conselho Fiscal; A SOX também busca trazer mais transparência na gestão financeira das organizações, aumentar a credibilidade da contabilidade, auditoria e a segurança das informações para que sejam realmente confiáveis. Tornasse assim necessário analisar e assegurar os controles internos, para que se possa manter segurança e confiabilidade das informações.

- As práticas necessárias de governança são: responsabilidade do CEO e do Diretor financeiro na “certificação” das Demonstrações Financeiras; transferência para um comitê de auditoria, composto de membros não executivos do Conselho da Administração; maior transparência na divulgação das informações financeiras e dos atos da administração.

- O controle interno auxilia a administração para medir os objetivos e metas e verificar se os métodos da empresa estão sendo regularmente seguidos, garantindo maior eficiência no trabalho contábil, evitando e corrigindo erros. O monitoramento se dá por relatórios gerenciais e revisão da gerencia, sistemas de informação, segregação de função, entre outros.

- A confiabilidade nos relatórios financeiros, dependem de um ambiente de TI com controles eficientes e efetivos que suportem o ambiente de controle interno que mitiguem o risco sobre as operações da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com