TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leishmaniose

Projeto de pesquisa: Leishmaniose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

IV Semana de Ciência e

Tecnologia do IFMG campus Bambuí, IV Jornada Científica, 19 a 23 de Outubro

Leishmaniose

Luana Laurinda CAMPOS¹; Vanessa SANTOS¹

Estudantes de Zootecnia¹. Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) campus Bambuí. Rod.

Bambuí/Medeiros km 5. CEP: 38900-000. Bambuí-MG.

RESUMO

A Leishmaniose é uma zoonose, ou seja, infecta homens e animais, e esta doença apresenta as formas cutânea e visceral, transmitida pelo mosquito Lutzomya spp. ,tendo como hospedeiro principal os cães .Ela se encontra entre as seis principais doenças infecciosas no mundo.

Palavras-chave: centro oeste, epidemia, ações governamentais.

1.INTRODUÇÃO

A Leishmaniose era caracterizada uma doença exclusiva do meio rural. Mas atualmente, este quadro vem mudando, e esta doença tem se expandido para áreas urbanas, se tornando um grande problema de saúde pública no mundo, sendo endemia em franca expansão geográfica. Buscou-se com este trabalho alertar a sociedade sobre essa zoonose através dos números encontrados na cidade de Bambuí, MG. Ao final, sugestões serão apresentadas para auxiliar no controle desta zoonose.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. A Leishmaniose

A Leishmania é um protozoário que parasita o macrófago de seu hospedeiro. Possui três espécies que atacam cães Leishmania tropica , Leishmania donovani e Leishmania braziliensis, que causam a doença de formas diferente. É uma doença crônica, quando não tratada pode evoluir para óbito.

2.1.1 Leishmaniose Visceral

Também conhecida como calazar, é transmitida pelo mosquito palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis), que ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania donovani.

Embora alguns canídeos, roedores, edentados e equídeos possam ser reservatório do protozoário e fonte de infecção para os vetores, nos centros urbanos a transmissão se torna potencialmente perigosa devido ao grande numero de cães, que adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clinico semelhante ao do homem.

Seus principais sintomas são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do fígado e do baço, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.

2.1.2 Leishmaniose cutânea

Após a picado do mosquito, ocorre lesões no local, manchas avermelhadas, nódulos que posteriormente irão se tornar uma ferida com bordas elevadas. Em animais os sintomas se manifestam em forma de úlceras, alopecia, febre, anemia, caquexia e linfadenopatia generalizada.

3. FORMAS DE TRANSMISSÃO

A transmissão da Leishmania ocorre através da picada de mosquitos flebotomíneos hematófagos, a fêmea ao picar um animal contaminado, ingere o protozoário passando a ser um hospedeiro intermediário e transmissor da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com