TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Textos

Dissertações: Leitura E Textos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  4.309 Palavras (18 Páginas)  •  1.182 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Faculdades Anhanguera/Osasco

Serviço Social

Leitura e Produção de Textos

Leitura e os Sentidos de Textos

Nome do tutor presencial: Adriana Gomas

Nome do tutor á distância: Lindolfo Anderson Martelli

Nomes e RA de cada participante:

Andréa Rodrigues - RA: 4348879801

Eliete Antonia dos Santos – RA: 4348879801

Janice Honório do Prado – RA: 4311778529

Vania Celia de Moura Carvalho – RA: 4300069762

Zuleide Alves de Macedo – RA: 3814662400

Osasco – 14/06/2012

SUMÁRIO

Etapa 01 ...............................................................................................03 a 04

Etapa 02 ...............................................................................................05 a 11

Etapa 03 ...............................................................................................11 a 15

Etapa 04 ...............................................................................................15 a 21

ETAPA 1

Concepção de leitura: E entendida como a atividade de captação e reconhecimento das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.

Estratégias de leitura: Põe em foco o leitor e seus conhecimentos em interação com o autor e o texto para a construção de sentidos. Ex. "O retorno do Patinho Feio" miniconto de Marcelo Coelho.

Leitura e a produção de sentidos: São atividades orientadas por nossa bagagem sociocognitiva; conhecimento da língua e das coisas do mundo (lugares sociais, crenças, valores, vivencias).

A leitura é assim entendida como a atividade de captação das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, a interação autor-texto-leitor com propósitos constituídos (sociocognitivos-enteracionalmente).

O foco de atenção é, pois o autor e suas intenções e o sentido está centrado no autor, baseando-se tão somente no leitor captar essas intenções.

Nas estratégias de leitura põe em foco o leitor e seus conhecimentos em interação com o autor e o texto para a construção de sentido. Desse, leitor, espera-se que processe, critique, contradiga ou avalie a informação que tem diante de si, que tem diante de si, que a desfrute ou rechace, que dê sentido e significado ao que lê (cf.Solê, 2003:21). Na atividade de leitores ativos, estabelecemos relações entre nossos conhecimentos anteriores e as novas informações contidas no texto, fazem interferências, comparações, formulamos perguntas relacionados com seu conteúdo, produzindo sentido para o que lemos. Na atividade de leitura ativamos: lugar social vivencia relações com os outros valores da comunidade, conhecimentos textuais (cf. Paulino et. al. 2001).

Leitura e os sentidos do texto

Todos nós sabemos da importância da leitura em nossa vida e através dela há alguns pontos a serem discutidos como: O que ler? Para que ler? Como ler?

Essas perguntas podem ser respondidas de várias formas dependendo da concepção de leitura de cada um e do texto proposto.

Por essa razão tudo o que receptor lê começa a ter um papel ativo, pois formula perguntas, recapitula informações e ideias. O Senhor absoluto de tudo como diz Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias é o pensamento.

Se pararmos para refletir sobre o assunto o leitor através do pensamento começa a interpretar os vários tipos de textos existentes de sua forma e com seu conhecimento para que a leitura se torne mais atrativa, existem algumas estratégias que por sua vez tem o objetivo de compreender o que está se lendo.

Através dessa compreensão surgem perguntas que dão sentidos e significados ao quê se lê.

Ler é um meio de se comunicar com o mundo e com as pessoas, com ela surgem mais conhecimentos e por essa razão em falar dar um sentido ao texto. A produção de sentidos está relacionada ao nosso cotidiano social como: conhecimento da língua, das coisas do mundo como: lugares sociais, crenças, valores e vivências. Já que cada um lê e entende de uma forma a interpretação e o sentido do texto. São de fundamental importância as “sinalizações”, além de seus conhecimentos gerais para que assim haja uma interpretação.

Baseando-se nos textos lidos, chegamos à conclusão que não basta ler por ler, essa falta de interesse vêm desde a mais tenra idade, pois a leitura nos foi apresentada de uma forma errônea, ela foi imposta pelos professores que não souberam cativar essa atividade que pode ser tão prazerosa, se bem apresentada aos leitores. Vimos nos textos que ao ler em voz alta, contar histórias, colocamos os alunos dentro desses contextos, mostrando e dando exemplos do seu dia-a-dia, assim a leitura torna-se um hábito agradável.

Cabe ao professor a ensinar seus alunos a praticarem e realizarem uma leitura crítica, em que eles sejam capazes de atribuir sentido no que leem, para que possam ser mais críticos e reflexivos.

ETAPA 2

Gêneros textuais: são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não. É o conjunto de características que permitem classificar uma comunicação (oral ou escrita), verbal e não verbal.

Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, dissertativas, argumentativas, procedimentais e exortativas), utilizadas como formas de organizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com