TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura Sobre Bairro Jardim Sumaré - PP/SP

Monografias: Leitura Sobre Bairro Jardim Sumaré - PP/SP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

PLANEJAMENTO URBANO

JARDIM SUMARÉ

O bairro Jardim Sumaré está localizado na Zona Leste de Presidente Prudente, seu acesso se dá exclusivamente através da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (figura 16).

No mapa de zoneamento de uso e ocupação do solo, fornecido pela prefeitura, é possível identificar que o bairro em questão pertence a ZR4, a população predominante é de classe trabalhadora de baixa renda e está implantado em um local considerado “zona de segregação”, conforme podemos ver na figura 15, página 17.

Através dos dados fornecidos pelos moradores, o bairro tem aproximadamente 25 anos, sua dimensão é relativamente pequena para um bairro periférico (figura 17). Segundo dados da prefeitura, a Zona Leste não tem para onde crescer devido a topografia acidentada, a infraestrutura é composta por pavimentação, coleta de lixo, iluminação pública e pontos de ônibus.

FIGURA 16: Situação do bairro na cidade de Presidente Prudente

FONTE: Google

FIGURA 17: Implantação do bairro Sumaré

FONTE: Google

O comércio no bairro Sumaré é constituído somente por bares e pequenos mercados. Não existe um subcentro que proporcione à população serviços básicos como: supermercados, posto de saúde, açougue, farmácias, lotéricas, escolas, entre outros. Conforme relatos coletados no local, os moradores se deslocam para os bairros vizinhos que possuem esses serviços, como por exemplo, o bairro Jardim Santa Marta, que é de fácil acesso, sendo também o bairro em que as crianças frequentam a escola Professor Placídio Braga Nogueira, uma vez que o bairro Sumaré não conta com nenhuma instituição de ensino.

Segundo site da prefeitura, existem 142 unidades de habitações de interesse social CDHU (figura 19) que foram construídas através de sistema de mutirão. Essas unidades foram entregues em 2009. Próximo a essas construções foi instalada uma academia da terceira idade, espaço com mobiliário infantil e campo de futebol (figura 18).

FIGURA 18: Mobiliário Implantado

FONTE: O autor

FIGURA 19: Habitação CDHU

FONTE: O autor

Ao fundo do bairro existe uma precarização nos padrões de habitação e de infraestrutura em relação ao restante do local, pois são lotes que foram apropriados inadequadamente, sem qualquer tipo de autorização, ou seja, não se encontra em condições de moradia adequada. Na visita feita in loco, foi observada que os espaços onde essas famílias se apropriaram indevidamente não possui pavimentação e iluminação adequada, tão pouco a coleta de lixo passa por esse ponto. Esse local possui uma tipologia de habitações improvisadas, popularmente conhecidas como favelas, pois algumas construções estão inacabadas, outras foram abandonadas pelos moradores (figura 20).

FIGURA 20: Área de Habitação Improvisada

FONTE: O autor

Proposta

Baseando-se na tipologia de habitação de interesse social, é proposto o deslocamento desses moradores de áreas invadidas para áreas legalizadas construídas no mesmo bairro evitando que eles sejam retirados de seu local de moradia.

Esse deslocamento será paralelo a Avenida Juscelino K. de Oliveira, onde há uma grande área urbana vazia. Em estudo realizado nessa área, propõe-se para terreno a implantação de uma escola e creche de período integral, para a socialização das crianças existentes no bairro em estudo, podendo abranger também os bairros vizinhos. (figura 21).

FIGURA 21: Área de inserção da proposta

FONTE: O autor

A maior parte do bairro é composta por famílias com grande número de crianças que precisam frequentar a escola. Devido a isso, elas necessitam deslocar-se do bairro onde moram para o bairro vizinho. Visando a educação e com intuito de abranger toda essa parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com